Uma reunião na sede do Partido Verde (PV) na manhã desta segunda-feira, 12, ficou acertada que a sigla não fará mais parte dos quadros da Frente Popular do Acre. A decisão foi tomada em consulta aos diretórios municipais que manifestaram apoio a candidatura do deputado federal Henrique Afonso (PV/AC) ao governo do Acre em 2014.
O parlamentar acreano esteve presente no encontro e disse que a discussão para disputar o senado ou o governo do Estado já está resolvida e que será mesmo o candidato ao Executivo. Acrescentou, também, que o PV é uma nova alternativa.
“O nosso Partido é o novo. A sociedade tem pressa em saber quais serão os nomes que estarão disponíveis. Acredito que a Frente Popular já deu sua contribuição para o Acre. E a Frente não é um Partido, são vários. E cada um tem sua ideologia”, disse o deputado verde.
Questionado sobre como a Frente Popular entenderá esse rompimento, ele ressaltou que não houve ‘traição’, pois isso era uma discussão antiga dentro da Frente. “Não entendo como uma traição, por que já vinha há muito essa discussão”, pontuou.
Ele falou de suas pretensões para governar o Acre. De acordo com ele, o pilar fundamental será a vida. “A pedra angular é a vida. Vamos melhorar a Educação para promover a vida. Vamos melhorar a Saúde com vista à vida. Eu vou dar essa visão cristã para o processo de debate nessa eleição”.
Sobre uma possível aliança com o PC do B para a disputa ao Senado Federal, o parlamentar afirma que o PV está aberto ao diálogo e que irá procurar alianças para a disputa eleitoral do ano que vem.
Henrique Afonso finalizou dizendo que estará junto com os diretórios municipais e a sociedade discutindo um novo modelo de desenvolvimento pra o Acre. “Vamos apresentar até junho do ano que vem o nosso projeto, baseado em pesquisas, ouvindo a sociedade, discutindo com ela os principais assuntos que interessam ao nosso povo”.