X

Preservar com dignidade

A comemoração hoje do Dia da Amazônia é mais uma oportunidade para uma reflexão sobre a importância dessa vasta região e, sobretudo, sobre a situação dos de brasileiros que nela vivem.

Pela sua extensão territorial e, de modo particular, por ainda dispor de uma das últimas reservas de floresta tropical , acabou se tornando uma das regiões mais estratégicas para o equilíbrio ambiental não só da região e do país, mas do planeta.

Preservar a floresta amazônica, com sua gama de recursos naturais, tornou-se um imperativo até mesmo ético para o Brasil e, de modo particular, para os que a habitam.

Contudo, é sempre conveniente lembrar que nela habitam mais de 30 milhões de brasileiros que, justamente, por terem essa missão de preservá-la merecem ser olhados e contemplados com os recursos necessários para ter uma vida digna.

E isso só é possível com a alocação de recursos para o desenvolvimento de projetos sustentáveis, como já se vem fazendo em parte aqui no Acre com a piscicultura, a criação de animais domésticos, o plantio de açaí, coco e outros.

A Amazônia não é mais o “eldorado” de antigamente, mas também não é apenas uma “grife” de ambientalistas. É uma região que precisa ser desenvolvida corretamente, de acordo com suas peculiaridades. 

Categories: EDITORIAL
A Gazeta do Acre: