Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Rio Branco é sede da Semana Nacional de Trânsito e tem álcool como tema principal

Começa hoje, em Rio Branco, a programação da Semana Nacional de Trânsito 2013. A atividade está incluída na Década Mundial de Ações para a Segurança do Trânsito – 2011/2020, uma ação proclamada pela Organização das Nações Unidas em 2010. Seu objetivo é reduzir em 50% o número de acidentes de trânsito em todo o mundo. O evento se estenderá até o dia 25 deste mês.

Neste ano, a Semana Nacional de Trânsito tem como tema ‘Álcool, Outras Drogas e Segurança no Trânsito – Efeitos, Responsabilidades e Escolhas’. Hoje, a programação inclui a realização de uma blitz de fiscalização com intuito educativo em vários locais da cidade. Também estão  programadas exposição fotográfica, cicleata e palestras. Atividades semelhantes serão realizadas em vários cantos do país.

Segundo informações do Detran/AC, foi registrado em Rio Branco uma queda de 78% no número de acidentes em geral, no período de agosto de 2012 a agosto de 2013. Os acidentes com vítimas fatais sofreram redução de 75%. A frota atual da cidade atingiu os 199.853 veículos.

De acordo com a coordenadora de Educação de Trânsito do Detran/AC, Geny Polanco, ainda é preciso superar alguns desafios. “É muito complexo falar disso, mas devemos ser otimistas, considerando a quantidade de trabalhos que desenvolvemos para sensibilizar a população. Apesar disso, também devemos comemorar as reduções de acidentes, que são reais. Isso se deve às campanhas educativas e também à fiscalização, que foi intensificada. Já percebemos uma mudança no comportamento dos condutores e dos pedestres”, afirma.

Simulador de direção veicular é exposto ao público durante a Semana

A partir de hoje, um simulador de direção veicular está disponível ao público, no Via Verde Shopping. O equipamento oferecerá aos visitantes a experiência de direção sob efeito do álcool, reforçando o debate dos perigos da relação de bebida alcoólica x direção. O objetivo é que os motoristas tenham uma percepção real dos efeitos negativos desta combinação.

O participante poderá dirigir o simulador por 5 minutos, sob um determinado índice de alcoolemia, como se ele tivesse ingerido certa quantidade de copos de cerveja ou de taças de vinho. A ação oferece uma percepção real dos perigos do trânsito quando a pessoa está na direção sob efeito de álcool e outras drogas.

Segundo o Conselho Nacional de Trânsito (Contran), 64% dos acidentes de trânsito estão relacionados à falha humana, no Brasil. Investir em melhorar os métodos de educação, treinamento e certificação de condutores de veículos automotores se torna uma necessidade.

Por tal motivo, o Contran estabeleceu, por meio das resoluções 422/2012, 423/2012 e 444/2013, a obrigatoriedade do uso de simuladores de direção veicular para a formação de candidatos à categoria ‘B’ em todos os estados e no Distrito Federal, a partir do dia 2 de dezembro de 2013.


Sair da versão mobile