Pular para o conteúdo

Tião Viana entrega mil títulos de propriedade na Vila do V e do Incra

realização do sonho de receber a documentação Fotos Gleilson MirandaSecom

Há três décadas as vilas do Incra e do V começavam a ser povoadas por assentados que vislumbravam um futuro digno para suas famílias. Contudo, até este ano, 30 anos depois a comunidade não possuía o título que garantia a posse de suas terras. Mas, na manhã desta quinta-feira, 19, a espera chegou ao fim quando o governador Tião Viana fez a entrega de mil títulos definitivos.

A importância do recebimento do documento só pode ser mensurada por aqueles que são beneficiados. Contudo a atitude do comerciante José Pimentel pode exemplificar o sentimento que causa numa comunidade a entrega do título definitivo de propriedade. José Pimentel enfrenta problemas de saúde e por causa disso estava há seis meses sem sair de casa, mas determinou que iria à escola Jader Saraiva Machado para receber o título do seu imóvel.

“Agora eu vou poder buscar um financiamento para melhorar meu comércio. Isso era um sonho que agora nós conquistamos”, revelou, em tom emocionado, o comerciante.

A professora Maria Almira da Silva Lima contou ao governador Tião que mora desde os dois meses de idade na Vila do V. “A gente sonhava há muito tempo com isso. Agora vamos poder buscar um financiamento, melhorar a casa e ficar mais tranquilo sabendo que a propriedade é  nossa”, disse a professora.

Mais títulos definitivos
Na sua passagem pelas vilas de Porto Acre Tião Viana anunciou que até o final deste ano mais famílias serão beneficiadas no município com o recebimento do documento que é uma “certidão de nascimento da propriedade”.

“Nunca houve um esforço parecido com este para entregar títulos de propriedade às famílias do nosso Estado. Isso dá direito à vida, garante o direito a propriedade, à libertação de uma família por ter a certeza do seu bem material. Estamos entregando mil títulos hoje e até o Natal serão entregues mais 1.400 títulos para zerar a entrega desses documentos nessas comunidades”, avisou Tião Viana.

Esforço em equipe
O trabalho que possibilita a realização do sonho de milhares de moradores foi possível graças aos esforços da equipe do Instituto de Terras do Acre (Iteracre) que tem à frente dos trabalhos o diretor-presidente Glenilson Figueiredo. Para fazer o levantamento dos beneficiados a prefeitura de Porto Acre, município onde se localizam as duas vilas, também atuou como parceira.

“A Revolução Acreana começou aqui em Porto Acre e hoje a revolução da regularização fundiária é realizada no município. Sabemos que isso é a realização de um sonho para todas as famílias que estão aqui”, declarou Glenilson Figueiredo.

A solenidade foi prestigiada por vereadores e pelo prefeito, Carlos Ferreira Portela, o Carlinhos da Saúde. Apesar de fazer de um partido de oposição ao do governador Tião, Carlinhos da Saúde disse que não fosse o Governo do Estado a prefeitura não teria condições de promover a regularização fundiária no município.

“Nosso investimento foi com todo carinho e agradecemos esse apoio que o governo tem nos dado para que possamos melhorar a situação da nossa população”, afirmou Carlinhos da Saúde.

Os deputados estaduais Astério Moreira, Denilson Segóvia, Éber Machado, Geraldo Pereira Jammyl Asfury e Marileide Serafim participaram dos atos nas vilas e comemoraram juntamente com a comunidade a conquista da documentação que garante a posse da moradia. (Nayanne Santana / Agência Acre)