13 de março de 2026
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
    • Tributarista do Acre
    • Além da Caloria
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

13 de março de 2026
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Escola Estadual José Rodrigues Leite participa de 1º Intercâmbio Brasil e Peru

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
23/09/2013 - 13:35
Manda no zap!CompartilharTuitar

EUN 8926 “Indescritível, tudo valeu a pena!” Assim foi a conclusão dos 32 alunos da Escola José Rodrigues Leite (EJRL) que participaram do primeiro Intercâmbio Cultural entre Brasil e Peru, realizado no período de 7 a 17 de setembro em Lima. Conhecer a cultura, a tradição, a gastronomia, a religiosidade, os costumes e a receptividade do povo peruano encantou a delegação brasileira, que saiu do país com a promessa de recebê-los em julho de 2014.

A ansiedade estava estampada nos rostos dos alunos ao embarcarem na manhã do sábado, 7, no ônibus que os levaria ao Peru. Muitos estavam diante de algo totalmente novo: a primeira viagem internacional. Depois de dois dias de viagem, a tão esperada Lima, capital do Peru, apontava no horizonte da manhã de segunda-feira, 11. Os raios de sol saudavam os brasileiros, anunciando o fim da viagem. A bela recepção da equipe de gestores, pais e alunos do Consórcio Educativo Fermin Tangüis surpreendeu a equipe acreana.

As parcerias, ajudas e contribuições foram muitas para que o Intercâmbio Cultural acontecesse com êxito. Entre os parceiros está o Consulado Peruano no Acre, o deputado Sibá Machado, e o Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado de Educação e Esporte.

O Intercâmbio se apresentou com o objetivo de trocar conhecimentos científicos, políticos, culturais e linguísticos entre os dois países. Idealizado em 2011, o projeto ainda se propôs a estudar a cultura peruana, com o propósito de apresentar tudo o que foi aprendido em uma feira de ciência que será realizada pela Escola José Rodrigues em novembro.

Para o cônsul do Peru no Acre, Sandro Baldarrago, que foi para Lima recepcionar a equipe, ações dessa magnitude caracterizam-se pelo inter-relacionamento cultural, social e político entre os dois países. “As embaixadas do Brasil e do Peru estão empenhadas em promover outras iniciativas que resultem no estreitar das relações entre os países. Esperamos que outras escolas acreanas façam o mesmo, ao final todos saem ganhando”, afirma.

Homenageam à equipe acreana
O 1º dia de estadia em Lima foi marcado por muitas emoções. Apresentações musicais, desfiles cívicos e condecoração com medalha de honra cívica marcaram a visita à prefeitura do Distrito de San Juan de Miraflores. Na solenidade, a execução do hino nacional brasileiro mexeu ainda mais com a emoção dos alunos acreanos, que não aguentaram e choraram demonstrando o amor, carinho e orgulho pelo Brasil.

“Não teve como conter as lágrimas, a emoção falou mais alto. Tudo isso é a realização de um sonho. Para nós acreanos tudo foi especial. Ao nos prontificarmos em conhecer este país não sabíamos que iríamos nos deparar com pessoas tão especiais e carinhosas. A valorização da família e dos amigos é algo que chama atenção e encanta. Antes pensávamos que o povo brasileiro era muito receptivo, mas o povo peruano superou todas as nossas expectativas: são amáveis e muito amigáveis”, ressaltou Irina de Araujo Lima, aluna do terceiro ano da EJRL.

O prefeito de San Juan de Miraflores, Adolfo Ocampo, ressaltou que foi “uma honra receber alunos e professores acreanos para uma rica troca de experiência cultural entre os dois países. É um orgulho para todos nós recepcioná-los”.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

A rica troca de conhecimento entre os dois povos
O Consórcio Educativo Fermin Tangüis, responsável pela equipe brasileira durante uma semana, proporcionou uma magnífica acolhida ao povo acreano. Ao longo da semana o colégio promoveu mesas redondas com temas voltados para os eixos: produção de alimentos, saneamento básico, políticas públicas de saúde e poluição ambiental. De maneira organizada e planejada, os alunos participaram também das aulas que aconteciam na escola.

Para o idealizador e responsável pelo projeto, Weider Monteiro a experiência serviu para comprovar o quanto foi proveitosa a promoção do Intercâmbio Cultural entre os dois países. “Ter acesso a informações de como os peruanos conduzem o processo pedagógico na escola e a visão de educação que eles querem para seus alunos foi algo extremamente positivo, pois percebemos que o Acre também está no caminho certo”, afirma Weider.

Para o diretor-adjunto do Consórcio Educativo Fermin Tangüis, Luis Domínguez Alor, “o que foi vivenciado no período de uma semana foi de um valor inestimável para alunos e professores do nosso colégio”, enfatiza.

Viagem muda e amplia percepção de mundo de alunos e professores
Para participar do Intercâmbio Cultural os alunos do 1º, 2º e 3º anos do ensino médio da Escola José Rodrigues Leite foram selecionados pelas notas. Apenas aqueles que conseguiram as melhores notas foram contemplados com a viagem. A determinação de todos em conhecer o Peru fez com que, segundo eles, tudo valesse a pena.

Foram diversos momentos marcantes ao longo da semana, mas, para muitos, a emoção de conhecer o mar foi única. Pulos, gritos e saltos: foi assim o primeiro contato com o Oceano Pacífico que, com suas águas azuis, recepcionou os acreanos em um lindo dia de sol. “Não sei se terei outra chance de ver o mar novamente. Por isso, tanta alegria em meu coração. Não dá para descrever o turbilhão de emoção que me invade neste momento”, ressaltou a aluna Samantha de Oliveira Alves. (Concita Cardosa/ Assessoria SEE)

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Gazetinhas 22/09/2013

Próxima Notícia

PEC das Domésticas valoriza profissionais e provoca um aumento do emprego formal

Mais Notícias

Foto: Inmetro
4º destaque

Operação fiscaliza 356 bombas de combustíveis em postos do Acre e reprova 14 por irregularidades

13/03/2026
Carteira de trabalho — Foto: Gilson Abreu/AEN
6º destaque

Acre tem mais de 350 vagas de emprego nesta sexta-feira; veja como concorrer

13/03/2026
Foto: Iryá Rodrigues
1º destaque

Sexta-feira será de calor, sol e pancadas de chuva no Acre; temperaturas chegam a 34°C

13/03/2026
Sebrae homenageia jornalista Silvio Martinello durante celebração dos 35 anos da instituição no Acre
6º destaque

Sebrae homenageia jornalista Silvio Martinello durante celebração dos 35 anos da instituição no Acre

12/03/2026
Foto: Cedida
Destaques Cotidiano

Campanha “Março Por Elas” oferece mamografia, PCCU e vacinação gratuitas na Câmara de Rio Branco nesta sexta

12/03/2026
Projeto que proíbe tatuagens e piercings em animais para fins estéticos é aprovado em Rio Branco
Geral

Projeto que proíbe tatuagens e piercings em animais para fins estéticos é aprovado em Rio Branco

12/03/2026
Mais notícias
Próxima Notícia

PEC das Domésticas valoriza profissionais e provoca um aumento do emprego formal

S.O.S Amazônia realiza Mesa Redonda como parte da programação do aniversário de 25 anos

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
    • Tributarista do Acre
    • Além da Caloria
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre