X

Dia das Crianças deve ter o menor desempenho de vendas em três anos, dizem CNDL e SPC

As vendas no Dia das Crianças pode ter o menor desempenho em 3 anos, é o que aponta a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). Com o dólar e a inflação em alta, a expectativa é de que o movimento nas lojas cresça apenas 4% em relação ao ano passado.

 Nos anos anteriores, as expansões foram de 4,85% (2012); 5,91% (2011) e de 8,50% (2010).

 A alta do dólar, que no mês passado chegou a valer R$ 2,45, justamente no momento em que os varejistas do segmento infantil se preparavam para reforçar seus estoques de mercadorias, tem responsabilidade direta com esse possível resultado.

 Como boa parte dos produtos na lista de presentes (smartphones, notebooks e tablets) é cotada em dólar ou têm componentes cotados na moeda estrangeira, os brinquedos, neste ano, devem pesar mais no bolso do consumidor. Além disso, a inflação, que permanece acima da meta estipulada pelo governo, reduz ainda mais o poder de compra.

 No Acre, os donos de lojas com artigos para crianças sentem o peso da crise financeira. Segundo a gerente Iolanda Maia, apesar da situação atual, a expectativa é de que as vendas sofram aumento de 20% em relação ao mesmo período do ano passado. “O pai nunca vai deixar de dar presente para o filho. Ainda mais com a aproximação do pagamento agora no final do mês, o mercado dará uma aquecida”, almeja.

 A empresária Thaís Cordeiro Paiva alega que as vendas caíram 50% em sua loja de brinquedos desde que o Via Verde Shopping se instalou em Rio Branco. Para não sofrer duramente com a concorrência, ela precisou tomar algumas providências. “Tivemos que igualar os nossos preços com os de internet e usar da criatividade em diversas promoções”.

 Apesar das dificuldades, Thaís Paiva espera que o faturamento no Dia das Crianças dê um salto para 70%. Para isso, os proprietários apostam na contratação de pelo menos 7 pessoas para trabalhar como embaladores e caixas, além de investir em novidades. “Não podemos desistir. Mesmo com a crise, não deixamos de pedir mercadoria nova, com os brinquedos da mídia. Esses pedidos já foram feitos e devem chegar nesse fim de semana. No dia, vamos contar com atrativos para que as crianças possam vir com seus pais ficarem satisfeitas. Graças a Deus que temos clientes fieis e que a localidade da nossa loja é movimentada”, declara.

Categories: Geral
A Gazeta do Acre: