Mais três ordens de serviço para equipamentos públicos foram assinadas hoje pelo governador Tião Viana para a Cidade do Povo, maior obra habitacional já realizada no Acre. A via de acesso e mais duas escolas começarão a ser construídas. A ideia é oferecer a infraestrutura necessária para atender as primeiras 3,4 mil famílias que devem receber suas casas em dezembro deste ano. Algumas empresas já começam a operar em três turnos para cumprir os prazos e aproveitar o período de verão.
“Serão 21 unidades educacionais em toda a Cidade do Povo e esta será a primeira vez que se consegue, no Acre, ter um serviço habitacional com escolas, delegacias, áreas de esporte e lazer, saúde e atividades profissionais, pois temos o Distrito Industrial aqui ao lado. A Cidade do Povo é uma realidade, um sonho que já está acontecendo e, se Deus quiser, em dezembro teremos as primeiras famílias morando aqui”, disse o governador Tião Viana.
O vice-governador César Messias, que também é o responsável pela coordenação das obras da Cidade do Povo, destacou que somente esta semana foram assinadas R$ 23 milhões em ordens de serviço. “Aqui vai ser o melhor lugar para se morar dentro de Rio Branco. Este é o nosso desafio e ele só foi possível porque o Tião ousou sonhar algo deste tamanho”, comentou.
O secretário de Educação, Daniel Zen, ressaltou que serão construídas creches, escolas de ensino infantil, fundamental e médio, além da Escola de Gastronomia e Hospitalidade e da Escola de Educação Profissional, ambas para preparar jovens para o mercado de trabalho.
A via de acesso à Cidade do Povo terá um charme especial. Quem entrar no espaço vai passar por uma área de floresta preservada antes de chegar à área urbanizada. “A entrada da Cidade do Povo terá uma urbanização proporcional ao valor do empreendimento. Serão 500 metros de largura, por 1 km de cumprimento, com 3 eixos de acesso, sendo o central duplicado, que futuramente vai receber um viaduto no cruzamento com a BR-364”, explicou o secretário de Obras, Leonardo Neder.
Hoje cerca de 3 mil operários trabalham nas obras da Cidade do Povo. Com a assinatura de mais seis ordens de serviço para equipamentos públicos, feitas esta semana, mais mil postos de trabalho serão abertos. “Os trabalhadores estão satisfeitos. Temos muito trabalho e emprego garantido pelos próximos 3 anos. Nesse momento os operários ‘estão só alegria’ com a expectativa dessa renda segura. Essa é uma das maiores obras do nosso Estado, que vem não só pra atender a uma demanda da habitação, mas gerar emprego e movimentar a economia”, disse o presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil, José Aldemar Moura, o ‘Dema’.
Os deputados Astério Moreira, líder do governo na Aleac, e Jamil Asfury, que representou a presidência da Casa, acompanharam a solenidade. Cabe aos deputados a aprovação e acompanhamento dos projetos do Executivo. (Tatiana Campos / Agência Acre)