Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Advogado que enganou soldados da borracha tem processo extinto pela justiça de Rondônia

advogadoengana 
A 2ª Vara de justiça de Rondônia, comarca de Porto Velho, no dia 21 de agosto, publicou o despacho do Juiz Federal da Vara que extinguiu o processo Nº 36273220134014100, da Asboron (Associação dos Soldados da Borracha e Seringueiros e Familiares de Rondônia), entidade que Irlan Rogério é advogado e presidente ao mesmo tempo.

 O processo movido pela Asboron continha diversas irregularidades que foram apontadas pela diretoria do sindicato. Na carga processual faltavam provas materiais que comprovassem a condição de Soldados da Borracha de algumas pessoas que não fazem parte da classe; estavam contidas documentações e procurações subtraídas do Sindicato; relação de nomes e documentos pessoais de filiados, que nem se quer sabiam que estavam na ação, pois seus nomes já se encontravam na Ação de Indenização do Sindicato dos Soldados da Borracha, hoje se encontra em Brasília.

 Parte das documentações que formavam a ação extinta, foram carregadas pelo advogado em 2011, quando prestava serviços ao sindicato. O mesmo foi destituído por cometer diversas irregularidades. Desde 2012, o advogado Irlan Rogério vem tentando tumultuar o trabalho que está sendo realizado pela diretoria que o destituiu. Tem feito viagens a cidades do interior do Acre, passando a informar aos moradores das cidades, que a Ação Judicial dos Soldados da Borracha, movida pelo sindicato teria extinguido e que a entidade fechara as portas.

 Em uma correria louca para lançar mão sobre os direitos dos Soldados da Borracha, o advogado formou uma associação às pressas, para montar procurações e contratos com pessoas idosas, sendo que foi verificado que algumas dessas pessoas não possuem perfil algum de terem trabalhado em seringais no início dos anos 40, ou trabalhado na exploração da borracha, o advogado alega que elas, teriam direito à ação de indenização. Outro absurdo é a formação de um balcão de negócios que está sendo realizado em conjunto com o presidente da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Rondônia), que também é membro da Asboron. Ambos estão realizando um negócio lucrativo com os Soldados da Borracha e seus familiares, cobrando injustamente em 2 espécies de contratos, no caso advocatício e da associação.

 Para alguns filiados que se sentiram lesados e desrespeitados, com as ações do advogado, a justiça tardou mais não falhou! Esses mesmos filiados já tinham registrados boletins de ocorrências contra ele. Na manhã desta terça-feira, dia 10 de setembro, o advogado Irlan Rogério, acompanhado de senhores idosos e aposentados, foi à justiça de Rondônia, na tentativa de reverter a situação e comover o magistrado a rever o despacho. As últimas notícias revelam que o juiz manteve sua decisão, para a diretoria do sindicato. (Rondônia Ao Vivo)

Sair da versão mobile