X

Desfile cívico de 7 de setembro acontece às 8h e terá manifestação

 O tradicional desfile cívico de 7 de setembro acontece neste sábado a partir das 8h na Avenida Amadeo Barbosa. Este ano, participam do desfile quatro fanfarras de escolas. Durante o evento, será realizado um protesto pacífico e apartidário direcionado às autoridades que estiverem presente.

 Com cartazes e faixas as arquibancadas do evento serão ocupadas. As pautas de reivindicação do protesto são: Fim do voto secreto parlamentar, corrupção para crime hediondo, G7, Defensoria Pública e fim da pensão vitalícia para ex-governadores.

 No fim dos desfiles das escolas quando as pessoas estiverem já se retirando da Av. pretendemos fazer uma espécie de “cortejo fúnebre” carregando caixões que irão representar a saúde, educação e etc. pretendemos ir todos de preto simulando um cortejo fúnebre mesmo, ao final poderemos acender velas e etc.
O protesto está sendo organizado nas 27 capitais do país pelas redes sociais promete ser o “maior protesto da história do Brasil”. Intitulado Operação 7 de Setembro (Op7) a manifestação já conta com 141 cidades brasileiras e uma no exterior engajadas na ação.

 Através das redes sociais, o estudante Gabriel Santos, destaca que o objetivo do protesto é mobilizar a população contra a corrupção em no Estado. “A intenção não é obstruir ou frustrar o evento pré-programado, mas sim causar um impacto visual”, garante.

 O desfile de 7 de setembro teve o horário alterado em Rio Branco devido a imprevistos, ocorridos em 2012, durante o ato cívico, como a forte chuva que atrapalhou a apresentação das escolas, além do forte calor no início da tarde do período que antecedia os desfiles.

Participantes do desfile de 7 de setembro

–  Centro de Atendimento Especializado, Apae;
– Liga Acreana de Kung-Fu;
– Escoteiros;
– Corporações Musicais Escolares: Escola Terezinha Miguéis e Escola Paulo Freire;
– Corporações Militares Federais: 4º BIS, 7º BEC, Destacamento de Controle do Espaço
Aéreo-RB (Aeronáutica), e comboio de viaturas militares.

História da Independencia do Brasil

No dia 7 de setembro de 1822, D.Pedro fez uma declaração oficial de independência, afirmando assim seu acordo com os brasileiros. Nos meses seguintes, os brasileiros venceram facilmente o ataque das tropas portuguesas, com apoio inglês. Em pouco tempo, vários países da América, que já haviam se libertado do domínio europeu, apoiaram oficialmente nossa independência. D.Pedro tornou-se o primeiro imperador do Brasil, com o título de D.Pedro I.
O Brasil passou a ser uma monarquia, uma forma de governo em que os poderes são exercidos pelo imperador ou rei.

Abre fecha

 Escolas, bancos, órgãos públicos e o Poder Judiciário não funcionam nesta sexta-feira, 6, e só retornam as atividades na segunda-feira, 9. Apenas unidades de Pronto Atendimento, Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb) e a Maternidade Bárbara Heliodora estarão abertos nesse feriadão.
Além disso, estarão nas ruas, 75% da frota de ônibus, no entanto haverá reforço no quantitativo de carros na região da Avenida Amadeo Barbosa, local onde haverá o desfile em comemoração ao Dia da Independência.

Policiais Federais promovem ato
Ainda durante o desfilo cívico, policiais federais realizam um ato pelo reconhecimento na carreia e pelo atendimento às suas demandas, como a modernização da investigação criminal, a reestruturação da carreira, a derrubada do veto nº30/2013 ao PLS 244/2009 (perícia papiloscópica), atribuições em lei dos cargos, fim do assédio moral na corporação e melhorias no ambiente organizacional.

Categories: Geral
A Gazeta do Acre: