Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Pronatec-Campo oferece mais 230 vagas de cursos gratuitos no Acre

A Delegacia do Ministério do Desenvolvimento Agrário no Acre (MDA/AC), em parceria com a Secretaria de Estado de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof), divulga a oferta de 230 vagas de cursos profissionalizantes gratuitos que serão ministrados nas comunidades rurais dos municípios de Acrelândia, Plácido de Castro, Assis Brasil, Xapuri e Sena Madureira pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego no Campo (Pronatec Campo).

pronacampoxp

As inscrições podem ser feitas até o dia 30 de setembro nas Unidades da Seaprof nesses municípios. Para participar o candidato precisa ser trabalhador rural e ter idade mínima de 16 anos. O processo seletivo será feito através de sorteio público. O resultado será divulgado no dia 04 de outubro.
As aulas serão ofertadas pelos câmpus e unidades remotas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (Ifac) nas comunidades rurais, nos fins de semana, com duração média de dois meses e meio.

O curso de Agricultor Familiar está sendo oferecido em Acrelândia, Assis Brasil, Sena Madureira e Xapuri. Com 200 horas, ele habilita o profissional a produzir em propriedades rurais de pequeno e médio porte; envolver a família na produção, produzir para a merenda escolar e analisar as redes sociais e econômicas que garantem a sustentabilidade do pequeno produtor no meio rural.

Em Xapuri está sendo oferecido também o curso de Operador de Usina de Compostagem. Esse profissional acompanha e controla o processo de estabilização de resíduos orgânicos, visando à produção do húmus; realiza atividades de reviramento do resíduos para o controle da temperatura, umidade e aeração na formação do composto, além de peneiramento e acondicionamento do composto para fins de comercialização.

E em Sena Madureira a população rural pode ainda se inscrever para o curso de Vivericultor.  Esse profissional seleciona e propaga espécies, variedades e local de produção de mudas em geral; realiza manejo, trato cultural e tratamentos fitossanitários da produção; Prepara solo e substratos para o plantio e planta, colhe; supervisiona o trabalho de colheita e armazenagem; implanta infraestrutura e comercializa a produção.

Em Plácido de Castro é possível se inscrever no curso de Auxiliar Técnico em Agropecuária. Neste curso o trabalhador rural vai aprender executar programas preventivos de sanitização e manejo da produção animal, vegetal e agroindustrial.

Confira no site do Pronatec do Ifac o Edital 04/2013-MDA na íntegra: www.ifac.edu.br/pronatec


Sair da versão mobile