Servidores da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos no Acre decidiram aderir ao movimento nacional de greve da categoria. Na manhã desta quinta-feira, 19, parte do efetivo se reuniu em frente à sede dos Correios da Avenida Epaminondas Jácome. A decisão ocorreu assembleia geral na noite de ontem (18). A categoria pede data-base, novas contratações e reajuste salarial.
Segundo a presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Empresa de Correios e Telégrafos do Acre (Sintect-AC), Suzy Cristiny, os servidores não concordaram com as contra propostas realizadas pela empresa na semana passada. No Acre a empresa conta com 320 servidores.
Os servidores reivindicam, entre outros pontos, um reajuste de 15% mais inflação, a manutenção do plano de saúde da categoria e que o trabalho de entrega das correspondências possa ser realizado pelas manhãs por causa dos riscos de saúde que correm pela exposição ao sol durante a tarde.
Uma reivindicação da categoria no Acre, segundo Suzy Cristiny, seria a contratação de pelo menos 70 novos servidores, que foram aprovados no último concurso. Esses, no entanto, precisariam ser convocados até o final de setembro.
“Se não contratar até o final de setembro vamos correr o risco de passar pelo menos dois anos sem contratar e isso é muito prejudicial para os correios e a população”, completou a presidente.
Suzy Cristiny confirma que durante a greve serão realizadas ações como arrecadação de alimentos e doação de sangue dos trabalhadores. Sobre o acúmulo de correspondências durante a greve, Suzy explica a situação piora após três dias de greve.
“Respeitamos a lei que garante a permanência de 30% do efetivo em seus postos de trabalho, com isso, nos primeiros três dias a situação fica controlada, depois o trabalho começa a acumular”, conclui a presidente.
Contra proposta apresentada pelos Correios
A empresa, semana passada, ofereceu 8% de reajuste nos salários (reposição integral da inflação do período, de 6,27%, e aumento real de 1,7%) e 6,27% de reajuste em todos os benefícios. Além disso, a proposta contempla pagamento de vale-extra no valor de R$ 650,65, a ser creditado em dezembro, e Vale-Cultura, dentro das regras de adesão ao programa implementado pelo Governo Federal.
Dica para população
A presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Empresa de Correios e Telégrafos do Acre (Sintect-AC), Suzy Cristiny, orienta a população que procure as operadoras de cartão de crédito, telefonia e TV por assinatura e encontrem outra forma para pagamento das faturas, evitando assim a cobrança de juros, devido a atrasos na chegada das correspondências.