Investigadores da Delegacia Antiassalto da Polícia Civil (Dapc) prenderam na manhã desta quinta-feira, 19, Marcos da Costa Ferreira, 19, o Toim Bactéria. Segundo a polícia, foi ele quem matou, com tiros de revólver, o pequeno comerciante José Chaves de Souza, 58 anos, durante assalto a uma casa de carne de propriedade da vítima.
O roubo seguido de morte ocorreu no dia 4 de setembro, por volta das 15h30, na Rua Boa União, bairro de mesmo nome. José Chaves estava em seu estabelecimento comercial: uma pequena casa de carne, localizada na frente de sua residência, acompanhado do neto de 6 anos, que brincava com bola de gude (peteca) na calçada. A criança viu o “pai-avô” ser assassinado de forma impiedosa, sem qualquer chance de se defender.
Toim Bactéria é egresso do sistema prisional do Estado, “frequenta o Código Penal” desde muito jovem. Responde 25 ocorrências policiais por tráfico e posse de droga, porte ilegal de arma de fogo, roubo, furto, dano ao patrimônio público, tentativa de homicídio, além de latrocínio. Ele foi preso, em casa na Rua do Barro, bairro Ayrton Sena.
Ao avistar a polícia Marcos da Costa ainda tentou correr, pulando a janela tentando alcançar uma área de brejo, mas o cerco policial estava bem montado e ele acabou capturado, posteriormente levado à sede da Dapc, onde confessou o crime ao delegado Alcino Júnior. Na delegacia, Marcos da Costa acabou reconhecido pelo roubo a uma loja de confecções, ocorrido no dia 23 de agosto, no bairro Sobral. (Pedro Paulo / Assessoria da Secretaria de Polícia Civil)