X

Aníbal Diniz pede ação mais efetiva para a geração de postos de trabalho na Amazônia

 O senador Aníbal Diniz (PT/AC) ressaltou os avanços nas políticas públicas de preservação ambiental e a queda do desmatamento em toda a Amazônia Legal. De acordo com o senador acreano, nos últimos 8 anos houve uma redução em mais de 80% no desmatamento da floresta amazônica. Este percentual representa 76% da meta voluntária na redução do desmatamento prevista para 2020.

 “Os índices são resultantes da combinação de políticas públicas adequadas com a consciência ecológica e colaboração da coletividade. Ainda que tenhamos uma gigantesca tarefa pela frente, devemos lembrar que o Brasil é líder mundial na criação de áreas protegidas”, argumenta o senador.

 Diniz salientou que a data de 5 de setembro, Dia da Amazônia, deve ser um momento de reflexão e que há um despertar dos governos no sentido de incluírem em suas agendas essa temática. O senador disse, ainda, que o principal foco das políticas ambientais é garantir qualidade de vida as populações que vivem no interior das florestas.

 “Não tem outra forma de preservar a Amazônia sem dar atenção aos povos que lá vivem. Por isso proteger Amazônia é buscar alternativa de vida sustentável para essa população. Não podemos nos acomodar”.

 Aníbal lembrou que a Amazônia ocupa 60% do território nacional. Com baixa densidade demográfica, ou seja, 12% apenas da população brasileira ocupando a região, ainda existem muitos problemas como a falta de estradas, difícil comunicação e precário serviço de saneamento básico. Nesse sentido ele pediu uma atenção especial do Governo Federal. “Esta situação de pobreza e exclusão requer ação mais efetiva de geração de emprego e de renda com o equilíbrio do ecossistema e preservação ambiental”, finaliza o parlamentar. (Com informações da Agência Senado)

Categories: POLÍTICA
A Gazeta do Acre: