X

Governo realiza a 3ª Conferência Estadual de Cultura

 O governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura Elias Mansour realiza  a 3ª Conferência Estadual de Cultura. O encontro será realizado nos dias 11, 12 e 13 deste mês,  a partir das 8 horas, no Anfiteatro Garibaldi Brasil (Ufac), em Rio Branco.  A  palestra sobre o temário será feita por Pedro Ortale, coordenador do Sistema Nacional de Cultura (SNC) do Ministério da Cultura (MinC).

 Como etapa integrante da Conferência Nacional de Cultura, o encontro reunirá delegados eleitos regularmente em 22 conferências municipais, com direito a voz e voto; convidados que integram instituições públicas; delegados natos (voz e voto) da cota pré-estabelecida no Conselho Estadual de Cultura (ConCultura), da sociedade civil e poder público, seguindo o regimento da Conferência Nacional. Além de representantes de diversos segmentos artísticos-culturais, fazedores e gestores de cultura.  Delegados serão eleitos para a nacional, que será realizada entre os dias 26 e 29 de novembro de 2013, em Brasília.

 O momento será para discutir e debater políticas e ações culturais a serem desenvolvidas nos próximos anos. O tema é “Uma Política de Estado Para a Cultura: Desafios do Sistema Nacional de Cultura”. Os eixos que serão debatidos nos grupos de trabalho: Produção Simbólica/Diversidade Cultural, Implementação do Sistema Estadual de Cultura, Cidadania e Direitos Culturais e Cultura/ Desenvolvimento.

 “A Conferência Estadual não se resume somente à eleição dos delegados que representarão o Estado na Nacional, ela vem acompanhada de conteúdo, do conceito mais amplo de cultura, não só das manifestações artísticas da dança, da música, do teatro, mas também dos costumes, da culinária, das tradições, das festas populares. A Conferência reunirá as demandas para a construção de uma política cultural que contemple as necessidades de nosso Estado e contribua na implementação do Sistema Nacional de Cultura”, comenta Francis Mary.

Categories: POLÍTICA
A Gazeta do Acre: