Pular para o conteúdo

Jonas Lima usa a tribuna para conscientizar sobre o Alzheimer, um problema social

jonas limaCom o objetivo de sensibilizar a população e reduzir o estigma que cerca a doença de Alzheimer, o deputado Jonas Lima (PT) propôs a realização de uma sessão solene na manhã desta quinta-feira, 19. A solenidade contou com a presença de representantes da Associação Brasileira de Alzheimer (Abraz).

Alzheimer é uma doença que atinge principalmente pessoas idosas. Os principais sintomas são demência, ou perda das funções cognitivas. Isso atinge a fala e a atenção, causadas pela morte de células cerebrais.

O deputado Jonas Lima falou da sua experiência familiar. De acordo com ele, seu pai era portador de Alzheimer e não lembrava o nome de seus 10 filhos. Para ele, a sessão foi uma oportunidade de discutir o assunto.

“Convivi com este drama dentro da minha casa. Era difícil porque nós não entendíamos o que o nosso pai passava. Ele não reconhecia os filhos. Quando descobrimos a doença dele, comecei a me interessar pelo assunto e apoiar as ações contra a doença de Alzheimer”, ressaltou o parlamentar.

O deputado disse que solicitará ao governador Tião Via-na (PT) uma maior divulgação do Alzheimer nos meios de comunicação, no sentido de sensibilizar as pessoas para identificarem a patologia precocemente, além de preparar a rede pública de Saúde para atender os pacientes.

Jonas Lima afirmou, ainda, que, por meio de uma emenda parlamentar do deputado federal Taumaturgo Lima (PT/AC), foi possível adquirir um automóvel para ser doado à Abraz para atender os pacientes. A associação atende cerca de 80 pacientes mensais no Acre.  A Abraz está presente em 21 estados brasileiros.