Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Servidor público: minha homenagem

ANGELIM artigoTudo que eu sou devo ao serviço público. Mas aqui, não quero falar de mim e sim homenagear aos homens e mulheres, amigos e  colegas servidores públicos neste dia tão especial – dia 28 de outubro. É bom lembrar de que esta data foi instituída em 1937, no governo do Presidente Getúlio Vargas. Naquela época, os motivos que o levou a definir esta data pode não ter sido o politicamente mais correto, pode ter sido por interesses outros, que não cabe discuti-los, mas valeu a pena a iniciativa. É honroso ter um dia de referência em respeito a todos que ajudaram e que ajudam a construir o nosso país.

Mas o que é ser servidor público? Como o próprio nome diz, servidor público significa servir ao público, isto é, estar à disposição da sociedade para o atendimento de suas necessidades. Servir ao público significa agir dentro dos princípios da moralidade, impessoalidade, publicidade, eficiência, transparência e legalidade. Esta é a definição legal,mas enquanto cidadão, ser servidor é cuidar e ajudar a cuidar para que as pessoas possam ser felizes.

Nenhum país sobrevive e nenhum governo funciona sem o corpo de servidores públicos, responsáveis pelas tarefas diárias. Entendo que oferecer serviços públicos de qualidade à população é papel do Estado. Porém, a responsabilidade de gerenciar bem a máquina pública para que isto ocorra, é do governo eleito. E esta sintonia se dá quando o discurso organizacional e político sensibiliza o servidor público sobre a importância de cumprir com suas responsabilidades neste cenário. Portanto, o governo oferece serviços de qualidade por meio da força e da dedicação dos servidores públicos. Daí a suaincontestável importância.

Devemos estar convencidos de que a dedicação ao serviço público, fundamentada nos princípios da responsabilidade e da ética profissional é uma das mais importantes formas de exercitarmos os verdadeiros pressupostos da cidadania.

Procurei, como Prefeito da cidade de Rio Branco, no período de 2005 a 2012, ter esta consideração, valorização e transparência para com cada servidor público municipal, em todas as ações desenvolvidas, iniciando e terminando os meus mandatos dizendo que para mim não importavam grandes obras, se não tivesse a pessoa como foco e essência da gestão. Sempre acreditei que toda boa equipe é constituída da soma de talentos e habilidades, e que cada um tem os seus.

Em 2007 realizamos concurso público para todos os níveis da prefeitura, com a contratação de 1.663 servidores. Criamos o Regime Próprio de Previdência Social dos Servidores do Município (RBPREV), instituí-mos o Plano de Cargos, Carreira e Remunerações (PCCR) e o Regime Jurídico Estatutário. Para valorizar os servidores e dar mais qualidade aos serviços prestados pelo município, criamos a Escola Municipal de Governo, que proporcionou desde os conhecimentos básicos, necessários para uma boa administração pública municipal, até MBA em Gestão Pública.

Neste dia, sinto-me na obrigação de externar publicamente o meu muito obrigado a cada servidor público do Município de Rio Branco, e que a minha gratidão seja estendida aos servidores estaduais e federais de nosso Estado. Parabéns pelo dia do Servidor Público!

* É ex-prefeito de Rio Branco, economista e professor da Ufac.

Sair da versão mobile