X

Acreano, goleiro sub-14 do Fla não leva gol e vira promessa

Em três meses a vida do jovem acreano Yago Rafael, de apenas 14 anos, mudou completamente. O rio-branquense passou em um teste na categoria de base do Flamengo, se destacou entre os goleiros da equipe sub-14, assumiu a titularidade e agora é visto como uma promessa na Gávea. Inspirado em Manuel Neuer, do Bayern de Munique, Yago foi o goleiro menos vazado da Copa Dadazinho, competição disputada no último fim de semana em Minas Gerais. Em seis jogos disputados, o arqueiro não levou nenhum gol.

Em conversa por telefone com o GloboEsporte.com, a jovem promessa acreana revelou que se inspira no goleiro do Bayern e explicou que há pouco tempo nem sonhava em fazer parte do grupo. O jogador fez o teste no início de agosto e foi aprovado.

“Um amigo que joga no Flamengo e também é do Acre, o Robertinho (meio-campo), disse que estavam precisando de goleiro no time. Então decidi fazer um teste lá. Treinei com o preparador de goleiros do Rio Branco, o Dorielson (Mendes), e fui fazer um teste. Me machuquei no último dia, mas falaram que estava aprovado. Me deram um mês para recuperar e fazer experiência com o grupo. Voltei para Rio Branco, fiz a fisioterapia e continuei treinando. Retornei no dia que pediram, fiz a experiência e fui aprovado em uma semana”, contou.

Yago começou a jogar bola aos 13 anos no Vasco da Gama, do Acre, e depois passou pelo Rio Branco, mas antes treinou em escolinhas de futsal da capital acreana. O arqueiro mora com o pai no Rio de Janeiro, enquanto a mãe trabalha em Rio Branco. A vontade de brilhar com a camisa do time do coração, porém, é maior que a saudade da família e dos amigos.

“É uma satisfação bem grande estar nesse time que é o meu clube de coração. Sempre torci pelo Flamengo e esse é o sonho de qualquer garoto da minha idade. Isso é resultado de muito treino e muita luta. Quero buscar mais. Sinto saudade, mas estou trabalhando para um dia chegar no profissional e poder levar minha mãe e meu irmão para morar comigo”, completou.

O rubro-negro carioca empatou em 0 a 0 com o Cruzeiro no tempo regulamentar da final e conquistou o torneio após vencer a disputa de pênaltis por 5 a 3. A competição, que é feita em homenagem ao ex-jogador Dadá Maravilha, teve a participação de 16 clubes, entre eles Coritiba e Atlético-MG. Mas quem ganhou elo-gios do técnico do time, Eduardo Patetuci, foi o acreano.

“O Yago é um menino do Acre que está no clube há apenas um mês e meio. Ele não levou nenhum gol na competição. Pela qualidade que tem, já chegou e virou titular”, disse o treinador ao site oficial do clube.

Além de Yago e Robertinho, outro acreano que também faz parte da categoria de base rubro-negra é o jovem Athirson, 13 anos.

‘Tem vontade’, diz preparador de Rio Branco
Quando Yago decidiu fazer o teste no Flamengo começou a treinar pesado. O responsável pelos treinamentos do jovem foi o preparador de goleiros Dorielson Mendes, 40, que trabalha há sete anos no Rio Branco.

“O Yago trabalhou comigo no Rio Branco durante dois meses para fazer o teste no Rio. Quando ele começou tinha dificuldades em alguns pontos, embaixo, no tiro de meta, mas aos poucos foi melhorando. Ele trabalhou forte. Tem vontade e tem futuro”, comentou.

Dorielson Mendes é ex-goleiro do Vasco, Independência e Adesg, times acreanos, e como preparador de goleiros passou pelo Juventus e atualmente está no Rio Branco. (João Paulo Maia / Globoeesporte.com)

Categories: ESPORTE
A Gazeta do Acre: