O Acre foi escolhido para sediar o curso regional dos Procons do Norte. A capacitação começou na última segunda-feira, dia 30/9, e deve ser encerrada na próxima sexta, 4. O evento traz a proposta de uniformizar o atendimento ao consumidor que procura os órgãos em todo o Brasil.
O curso de Formação em Defesa do Consumidor é oriundo de uma parceria entre a Escola Nacional de Defesa do Consumidor (ENDC) e o Procon/Acre. Representantes de todos os estados da Região Norte participam do evento.
Durante os dias de capacitação, ficam suspensos os atendimentos básicos no Procon sede e na OCA, devido ao fato de todos os funcionários estarem presentes no curso.
Cada colaborador expõe um tema, como a compra pela internet, plano de saúde, dentre outros. É um programa específico dentro do código do consumidor, explica a diretora do Procon/Acre, Vanuza Messias. “O objetivo é reciclar os conhecimentos sobre o atendimento ao consumidor”.
A OCA realiza de 3.800 a 4 mil atendimentos por mês, o que gera grande demanda. Segundo a diretora, o Procon/AC se torna pequeno para realizar estes atendimentos.
Por tal motivo, há um interesse da direção em dialogar com os prefeitos do Estado para que implantem o Procon no município. Em Sena Madureira o serviço já foi inserido, mas poderia ser melhor. Em Assis Brasil, o local até existe, mas está desativado devido à falta de acesso à internet. E em Xapuri, os atendimentos são realizados por apenas 1 funcionário. “Queremos a ampliação deste trabalho nos municípios. É uma forma de levar cidadania à população do interior. Acredito que, com isso, o trabalho do Procon/AC irá ser desafogado”, destaca. (Foto: Brenna Amâncio)