Com data marcada para os próximos dias 26 e 27 deste mês, a 15ª edição do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) reunirá cerca de 63 mil estudantes acreanos, que tentarão, por meio da prova, ingressar no ensino superior do país. Em todo o Brasil, a estimativa é de mais de seis milhões de participantes.
O exame é usado como indicativo da qualidade do ensino médio no país, sendo também o acesso às faculdades após a extinção das provas de vestibular. Para que não haja quaisquer tipos de problemas, o participante deve estar atento a algumas dicas:
– O cartão de informações, com data, horário e local de provas, chegará até o candidato pelos correios, no endereço fornecido na inscrição. Mas, para prevenir, o candidato pode consultar e imprimir seu cartão pelo site sistemasenem2.inep.gov.br/inscricaoEnem. Se tiver esquecido a senha, mas tiver informado um e-mail ou telefone, pode recorrer à solicitação de recuperação de senha, e ela será enviada por e-mail ou por SMS;
– O horário que vale é o horário oficial de Brasília. O Acre encontra-se uma hora adiantado (por exemplo, se o início no horário de Brasília está previsto para 12h, no Acre será realizado 11h, horário local).
As provas terão conteúdos diversos, distribuídos nos dois dias de avaliação:
1º dia: 26/10 – A prova terá duração de 4h30min para resolução das questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
2º dia: 27/10 – A prova terá 5h30min para resolução das questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, e a Redação.
É importante lembrar que a Redação terá que ser produzida pelo aluno dentro do prazo estipulado. Será pedido um texto dissertativo-argumentativo, com no máximo 30 linhas, a partir dos textos e informações que a prova irá fornecer.
A nota da Redação possui um grande peso na nota do Enem, por isso, fique atento: não fuja do tema, escolha um dos temas propostos e foque neste assunto. Um texto muito pequeno, como, por exemplo, com apenas sete linhas, também irá desclassificá-lo.
No mesmo dia da Redação, será aplicada a prova de Língua Estrangeira. O candidato deve responder apenas às questões do idioma escolhido no ato da inscrição, assim como deve observar no cartão-resposta o preenchimento adequado das alternativas.
Recomenda-se que o participante leve caneta esferográfica preta, em material transparente. O uso de aparelhos eletroeletrônicos, gorros, chapéus e outros itens (especificados no site enem.inep.gov.br/) pode desclassificar o participante.
O gabarito será divulgado em até três dias úteis após a realização da última prova.