14 de janeiro de 2026
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

14 de janeiro de 2026
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Médico vem ao Acre indicar as várias formas de combater a obesidade

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
05/10/2013 - 17:03
Manda no zap!CompartilharTuitar

Obesos - FOTO Divulgação 2A última pesquisa da Vigitel (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico) apontou Rio Branco como a capital brasileira com maior número de pessoas com excesso de peso. Na cidade acreana, 21,3% das pessoas estão obesas, sendo que 18,5% são homens e 23,9% são mulheres. Para combater este índice, o endocrinologista e professor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP), Alfredo Halpern, em entrevista exclusiva A GAZETA, dá algumas dicas para quem deseja manter um peso saudável.

De acordo com o médico, a obesidade deve ser tratada com seriedade. Muitos são os causadores da doença, desde problemas de sono e estresse até fatores genéticos. “Também é possível relacionar o sedentarismo e a falta de uma alimentação adequada ao aumento da obesidade no Brasil, que pulou de 11% em 2006 para 17% em 2012”, informa.
O que entra pela boca pode definir muitas coisas na saúde. Por isso, é necessário seguir uma dieta que contenha todos os grupos alimentares que são essenciais para o organismo, explica Alfredo.

Mas quem acha o papo de dieta muito chato não precisa se preocupar porque, segundo o endocrinologista, é possível se alimentar de maneira saudável. Comer certo não quer dizer que as refeições devem ser privadas de sabor. “Apesar de mudanças simples no cardápio fazerem a diferença, muitas pessoas acreditam que é necessário eliminar quaisquer alimentos que considerem saborosos para sair do quadro de obesidade. Substituições inteligentes são muito importantes para quem quer adotar uma dieta balanceada. Um exemplo é trocar o requeijão, rico em gorduras saturadas, pela maionese, que tem poucas calorias e contém 57,5% de gorduras poli-insaturadas”, indica.

Alfredo Halpern salienta que é importante procurar consultar um médico especialista antes de qualquer atitude. Um profissional pode conseguir entender as necessidades de cada organismo diante de um quadro de obesidade. Ele indica ainda, praticar exercícios físicos e alterar a alimentação para atingir resultados mais satisfatórios. “Para aliar esses elementos, é importante fazer escolhas inteligentes na hora de montar o cardápio. Um exemplo é a substituição das gorduras ‘ruins’ (saturadas, presentes em carnes e derivados de leite integral e trans) pelas gorduras ‘boas’ (mono e poli-insaturadas, de um modo geral encontradas em alimentos de origem vegetal, como a maionese)”, sugere.

Diante de um quadro de obesidade, muitas pessoas recorrem à cirurgia bariátrica. O recurso extremo pode ser uma opção eficiente a quem não responde ao tratamento clínico, mas algumas ressalvas devem ser levadas em consideração. “É importante ressaltar que os cuidados vão além do momento da cirurgia. Alguns podem precisar se cuidar com vitaminas complementares, fazer consultas com médicos especialistas por longos períodos, entre outros”, explica.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

O endocrinologista indica a cirurgia para pessoas com excesso de peso que possam ter alguma doença associada à obesidade, como hipertensão, diabetes ou apneia do sono. “Atualmente, os riscos da cirurgia são cada vez menores – a mortalidade cirúrgica para redução de estômago é equivalente à cirurgia de vesícula: 0,3% dos casos”, revela. (Foto: Divulgação)


Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Marina adia para o último dia de prazo decisão sobre concorrer em 2014

Próxima Notícia

Tião Viana assina manifesto em apoioa povos indígenas e garante direitos

Mais Notícias

O resultado final da primeira chamada do Sisu 2026 deverá ser divulgado no dia 2 de fevereiro .Foto: Divulgação
6º destaque

Ufac publica edital do Sisu 2026 com 990 vagas para cursos de graduação; veja regras e prazos

14/01/2026
Foto: Reprodução
Destaques Cotidiano

Rio Branco e Cruzeiro do Sul estão entre as cidades do Norte mais rápidas para abrir empresas

14/01/2026
Elijah Wood na saga 'O Senhor dos Anéis' — Foto: Divulgação
Geral

Trilogia de O Senhor dos Anéis ganha sessões especiais no Cine Araújo em Rio Branco

14/01/2026
Parque Estadual Chandless abrange os municípios de Santa Rosa do Purus, Manoel Urbano e Sena Madureira, no interior do Acre. Foto: Alexandre Noronha/Sema
Geral

Parques do Acre entram em catálogo nacional de observação de aves e reforçam potencial do ecoturismo

14/01/2026
Após relatos de desorganização, MPF cobra plano de tráfego para vestibular de Medicina da Ufac
3º destaque

Após relatos de desorganização, MPF cobra plano de tráfego para vestibular de Medicina da Ufac

14/01/2026
Formação vai garantir atualização profissional para servidores que não estão em sala de aula, mas participam do dia a dia das escolas da rede estadual. Foto: Mardilson Gomes/SEE
Geral

Governo abre inscrições para jornada formativa de servidores não docentes da rede estadual

14/01/2026
Mais notícias
Próxima Notícia

Tião Viana assina manifesto em apoioa povos indígenas e garante direitos

NET LANÇA SERVIÇOS

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre