X

Programação Círio de Nazaré 2013 no Acre

 Considerado um dos principais eventos religiosos da Igreja Católica, o Círio de Nazaré será aberto no sábado em Rio Branco com um show musical na Praça da Catedral no próximo dia sábado, 12 a partir das 20h.

 Já no domingo será realizada a procissão fluvial com o encontro das imagens do Cristo e de Nossa Senhora. Logo em seguida, inicia a procissão que terá como percurso as principais ruas o Centro da capital que termina na Catedral.

 Segundo padre Massimo Lombardi, o tema do Círio está relacionado com a Campanha da Fraternidade que este ano tem como objetivo atrair a juventude para ações da Igreja Católica.
“Nossa preocupação esse ano esta sendo encontrar os barqueiros para realizar a procissão fluvial, além disso, o nível do rio Acre também preocupa”, afirma o padre.
O evento faz parte do calendário cultural de Belém no Pará e costuma reunir cerca de 2 milhões de pessoas. Em 2013 o Círio de Nazaré chega a sua 221ª edição. Um dos símbolos tradicionais do Círio, a corda, mede 800 metros de comprimento e 48 milímetros de diâmetro. 

 Na procissão, a Berlinda, que carrega a imagem da Santa, é seguida por romeiros de Belém. No percurso, os fiéis fazem manifestações de fé, enfeitam ruas e casas em homenagem à Virgem.

 Em setembro de 2004, o Círio de Belém foi registrado como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Além da procissão de domingo, o Círio agrega várias outras manifestações de devoção, como a trasladação, a romaria fluvial e diversas outras peregrinações e romarias que ocorrem na quadra Nazarena.

Categories: Geral
A Gazeta do Acre: