As ruas que a Polícia Federal acreditava não existir estão cada vez mais mudando a qualidade de vida nos municípios acreanos. Na manhã de ontem (11), por volta das 10h, o governador Tião Viana foi recebido com muita alegria pela comunidade que mora na Rua Rio Branco, localizada em Manoel Urbano. Na ocasião, o governador entregou 19 vias totalmente pavimentadas pelo programa Ruas Povo.
O governador e a sua comitiva, acompanhado de moradores da região, fez questão de passear por todas as ruas do bairro. Tudo para contestar os dados da denúncia feita pela PF, e inserida no inquérito da Operação G-7, de que em tal local as ruas não existiriam. Tião Viana andou pelo local, comprovando que de ‘fantasmas’ as ruas não têm nada.
“A Polícia Federal pegou no IBGE um mapa aqui desta área e de um Projeto de Assentamento próximo [o El Shadday] que foi feito há mais de 10 anos. Daí, eles afirmaram que estas ruas teriam sido faturadas, mas que as obras não foram executadas. Agora estamos aqui e mostrando a rua pronta. Esta é uma resposta a quem disse que estas e outras ruas não existiam. Elas estão aqui, mudando a vida de pessoas simples e alegres e dando-lhes a oportunidade de ter uma vida melhor, mais digna, porque elas é que são o coração do nosso governo. E, no fim das contas, todos nós sabemos que só a verdade é que vai prevalecer”, completou o governador.
Atento ao discurso do governador, o deputado Jamil Asfury, ex-policial federal, demonstrou o seu repúdio pelo erro na aferição da PF sobre as vias do programa Ruas do Povo. “Foi uma gafe enorme, e que precisa ser corrigida”. Para tanto, o diretor de Operações do Depasa sobre a Rua Rio Branco, Marcos Lourenço, explica que já foi realizado um relatório na cidade e no loteamento agrário, mostrando as coordenadas e a topografia das ruas finalizadas e eles serão apresentados junto a instituição policial para serem arrolados junto ao processo.
Ao todo, Mâncio Lima tem mais de 220 km de ruas para serem beneficiadas pelo programa. São mais de 55 ruas a serem tijoladas e receberem todo o serviço de distribuição de água e saneamento. Com as 19 ruas anunciadas na etapa de ontem, restam apenas 8 vias para que o município tenha todas as obras das suas ruas previstas no programa totalmente finalizadas. A previsão era de entregar estas vias que faltam até abril. Mas Tião disse que o ritmo das obras do programa na cidade está tão avançado que talvez seja possível terminá-las até o Natal.
E quem mais se beneficia com estas ruas de verdade é a população. Além de todos os moradores da área, a pavimentação e saneamento da Rua Rio Branco também facilitará as atividades de uma indústria de frango (que abate até 250 frangos por dia no local e agora pode distribuir esta produção com maior acessibilidade) e as ações sociais da Irmã Fátima, que ajuda cerca de 300 crianças carentes no bairro, dentre elas 35 com necessidades especiais.
O comerciante Raimundo Justino, que tem um comércio de alimentos na região, também agradeceu a vinda do programa. “Para andar aqui antes, todo mundo tinha que sujar os pés e iam lá no meu espaço para lavá-los. Hoje, as pessoas vão lá para comprar, e não mais só para lavar os pés”, finalizou ele.
Mais 39 ruas em Sena Madureira devolvem a alegria à população
Além de Manoel Urbano, o governador Tião Viana entregou, um pouco mais cedo, às 8h30 da manhã desta sexta-feira, mais 39 ruas no bairro Nenê das Neves, em Sena Madureira. Antes o bairro era um ramal praticamente inacessível. A lama fazia parte do dia a dia dos moradores. Hoje, uma comunidade mais feliz e valorizada reside no local.
Quem fez questão de agradecer ao governador foi a presidenta da Associação dos bairros Nenê das Neves e do vizinho Ana Alves Vieira. Aliás, ninguém melhor do que ela para contar sobre as transformações que o local sofreu com a chegada do Ruas do Povo. “Tudo mudou no nosso bairro. O visual das casas é outro. Antes, éramos um bairro marginalizado. Só vinha aqui quem tinha negócios pela região. A vida dos moradores era difícil. Hoje, a nossa realidade é 100% diferente. As pessoas não andam mais com sacolas nos pés, e ninguém mais tem medo de sair de casa e se sujar. Estamos muito contentes com as mudanças”, agradeceu ela.
Neila ficou mais feliz ainda com a notícia de que a água no bairro será totalmente distribuída com mais velocidade num prazo de 30 dias, conforme anunciou Tião Via-na. Em Sena, o governador contou que 80% já contam com um serviço de distribuição de água de qualidade.
O prefeito de Sena, Mano Rufino, é quem mais agradece ao apoio do governo. Mano assumiu a prefeitura com um orçamento já 79% comprometido, sendo que a própria LRF (Lei da Responsabilidade Fiscal) só tolera um percentual de 49%. Como, então, ele poderia atender as demandas da população de Sena, sem recurso? De acordo com ele, a ajuda do governo foi essencial para isso. De fato, a prefeitura de Sena já recebeu 12 máquinas para resolver o problema dos buracos na cidade. E, com isso, abrir novas esperanças para o município.
“Com as ruas mais acessíveis e com o suporte do Ramais do Povo, teremos mais potencial para os nossos trabalhadores extraírem a seringa, teremos mais mecanização para a piscicultura, produção familiar e a produção de banana. Então, pela primeira vez, temos um desenvolvimento em Sena que parte de dentro para fora da nossa cidade”, concluiu o prefeito.