27 de outubro de 2025
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

27 de outubro de 2025
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Imac e Batalhão Ambiental intensificam fiscalizações no interior

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
16/10/2013 - 14:40
Manda no zap!CompartilharTuitar

Daniel Valle afirma que as fiscalizações realizadas pelo Imac e Polícia Militar são constantes foto Angela Peres SecomAs operações conjuntas realizadas pelo Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac) e Batalhão Ambiental têm sido cada vez mais frequentes. A mais recente delas, em Acrelândia, resultou na apreensão de mais de 320m³ de madeira. Os fiscais foram ao local para constatar a veracidade de uma denúncia anônima recebida pela central de notificações do Imac.

O comandante do Batalhão Ambiental, major Negreiros, disse que as operações têm dado certo por conta do empenho das equipes e dos investimentos do governo. “Esse trabalho integrado tem garantido a preservação do meio ambiente. Nossa função é servir e proteger a população e, no nosso caso, a floresta. Além da fiscalização, os policiais do nosso batalhão trabalham também a prevenção aos crimes comuns”, afirmou.

Para a fiscalização em todo o Estado, o instituto conta com o apoio dos servidores dos núcleos de Cruzeiro do Sul, Tarauacá, Feijó, Sena Madureira e Brasiléia. O planejamento para as fiscalizações é elaborado com base nas observações feitas pelas equipes de campo e patrulhamento. Esse trabalho é importante para a garantia das atividades dos madeireiros que trabalham com extração de árvores certificadas oriundas de manejo florestal.

Mais de 50 árvores foram derrubadas pelos madeireiros em uma área de terra do Ramal do Pelé. Pequenos acampamentos, que funcionavam como minisserrarias, foram montados dentro da floresta, as estruturas são conhecidas como “pica-paus”. As toras de madeira eram serradas e já saíam do local beneficiadas. Com intenção de levar a madeira para Rondônia, os madeireiros utilizavam o ramal do Progresso para evitar a passagem pelo posto de fiscalização da Tucandeira.

Daniel Valle, fiscal do Imac, falou sobre as constantes fiscalizações realizadas pelo instituto em parceria com a Polícia Militar. “Nós identificamos a exploração ilegal de madeira no local, além da instalação irregular desses equipamentos utilizados para o beneficiamento da madeira. Nem sempre conseguimos flagrar essas pessoas, mas quando isso acontece, todas as medidas cabíveis são tomadas”, disse. Daniel informou que o maquinário encontrado foi apreendido.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

Os infratores flagrados pelos fiscais são advertidos e, seguindo a legislação ambiental, assinam o Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO). O documento serve para a abertura de um processo administrativo junto ao Imac e inquérito judicial, mesmo assim, as penas aplicadas ainda são brandas e não minimizam o dano causado ao meio ambiente.

O tenente R. Carneiro, do Batalhão Ambiental, diz que o patrulhamento rural tem identificado esses infratores e trazido constante sensação de segurança para a comunidade. (Asscom)


Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Programa Mais Médicos já chegou a mais de 55 mil pessoas no Estado

Próxima Notícia

Ex-jogador do Náuas é preso suspeito de tráfico de drogas no Acre

Mais Notícias

Foto: José Caminha/Secom
3º destaque

Semana começa com chuvas intensas e temperatura amena no Acre; calor volta na quinta

27/10/2025
Foto: Kátia Farias/Secom
Destaques Cotidiano

Contribuintes têm até dia 30 para aderir ao Refis 2025 e garantir descontos de até 90% em juros e multas em Rio Branco

27/10/2025
Foto: Getty Images
Destaques Cotidiano

Comum no Acre, jambu pode aumentar o prazer sexual e trazer diversos benefícios à saúde

27/10/2025
Foto: Juan Diaz
5º destaque

Acre tem alta de 45% nas contratações temporárias e reduz quadro efetivo, mostra estudo

27/10/2025
Foto: Divulgação/Prefeitura de Sena Madureira
Geral

Prefeitura abre chamamento para projetos culturais com recursos da Lei Aldir Blanc

27/10/2025
Foto: Iryá Rodrigues
1º destaque

Inmet emite aviso de chuvas intensas para esta segunda-feira; ventos podem chegar às 60 km/h

27/10/2025
Mais notícias
Próxima Notícia

Ex-jogador do Náuas é preso suspeito de tráfico de drogas no Acre

Ladrões levam câmeras e R$ 5 mil de lotérica na Av. Antonio da Rocha Viana

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre