Devido o aumento no número de candidatos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2013, a quantidade de escolas utilizadas para aplicação das provas mudou de 80 em 2012 para 88 este ano. Faltando menos de 10 dias para o Exame, a Secretaria de Segurança (Sesp) planeja as ações de segurança durante o certame.
Ao longo da semana uma equipe da Sesp realiza reuniões com os comandantes dos batalhões no interior do Estado para organizar a logística da segurança. “Já foram realizadas reuniões em Plácido de Castro e em Acrelândia. Em Rio Branco a reunião acontece no máximo até segunda-feira, 21, participam dela Correios e a Polícia Militar”, confirma o diretor operacional da Secretaria de Segurança Pública, Alberto Paixão.
Em todo o país foram inscritos mais de 7,8 milhões de candidatos. O Acre teve a inscrição 58.364 candidatos e segundo Ministério da Educação (MEC) o Estado teve o maior número proporcional de inscritos a cada 1 mil habitantes.
As provas do Enem 2013 serão aplicadas nos próximos dias 26 e 27. Os portões serão abertos às 12h (horário de Brasília). O exame tem quatro provas objetivas, cada uma com 45 questões de múltipla escolha e uma redação. As provas vão tratar de quatro áreas de conhecimento do ensino médio.
No dia 26 de outubro, os candidatos farão as provas de ciências humanas e suas tecnologias e de ciências da natureza e suas tecnologias, até as 17h30. No dia 27 de outubro serão realizadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática e suas tecnologias, que terminarão às 18h30. Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados no site http://www.inep.gov.br/enem até o terceiro dia útil após as provas, ou seja, até 30 de outubro.
O Enem também é usado para o candidato pedir bolsa de estudos pelo Programa Universidade para Todos (ProUni), solicitar benefícios do Programa de Financiamento Estudantil (Fies), e obter certificado de conclusão do ensino médio.
De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) o valor por candidato na edição deste ano do Enem será de R$ 49,86. Além disso, na edição deste ano, haverá uma ampliação na logística do exame. Serão impressos 15,7 milhões de provas, a ser distribuídos em 1.661 municípios e em 15.576 locais de aplicação.
Na entrega dos 63.340 malotes serão percorridas 9.480 rotas de distribuição em 308 mil quilômetros. Em 2012, foram 12,7 milhões de provas, 1.615 municípios envolvidos, 15.076 locais de prova, 48.341 malotes, 9.788 rotas e 305 mil quilômetros.
Estarão envolvidas na aplicação das provas 648 mil pessoas, dentre coordenadores estaduais, municipais e de locais de aplicação, chefes de sala, fiscais e pessoal de apoio. Haverá ainda 48.048 atendimentos especiais para pessoas com deficiência, gestantes, idosos e lactantes.
Único acesso a Ufac
Os interessados em ingressar em algum dos cursos superiores oferecidos pela Universidade Federal do Acre deve obrigatoriamente fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), assim como outras instituições federais, a Ufac adotou o exame como único critério para selecionar seus alunos.