Com o fim do ano se aproximando, os consumidores ficam ansiosos pelas festividades e presentes, mas as dívidas adquiridas ao longo do período começam a preocupar, principalmente aqueles que tinham outra finalidade para o 13º salário que não fossem contas a pagar. Para ajudar os acreanos nesta época do ano, o Procon orienta sobre cinco ações importantes para quitar suas dividas e sair do vermelho.
1 – Organize-se
– O primeiro passo para quem está endividado é analisar o tamanho do problema e anotar em tabela detalhada todas as dívidas (credores, valores e tempo para quitação). Em seguida, contabilize seu salário e rendimentos extras e só então comece a visualizar onde é possível cortar gastos.
2 – Controle-se
O “bichinho” do consumismo vai perturbar nessa hora, mas será necessário verificar as despesas e adotar medidas radicais para o controle dos gastos. Por isso:
– Adapte seu padrão de vida ao seu rendimento;
– Corte os itens supérfluos;
– Evite o consumo exagerado;
– Planeje sempre as compras, tanto a feira do mês quanto a compra de presentes em datas comemorativas;
– Faça pesquisa de preço;
– Procure atividades de lazer gratuitas ou de baixo custo, como visitas a parques públicos, exposições e apresentações artísticas;
– Saia sem o cartão de crédito ou talão de cheque. Leve na carteira somente o dinheiro que gastará no dia.
3 – Eduque-se
– Elabore um plano para controlar todas as despesas. Se for o caso, envolva toda a família;
– Se possível, acompanhe diariamente seu saldo bancário e despesas pagas no cartão de crédito;
– Em todas as ações do cotidiano procure economizar, seja no uso do telefone, da energia elétrica, da água, evitando sempre o desperdício.
4 – Ajuste-se
– Veja quanto pretende disponibilizar para quitar suas dívidas;
– Tente negociá-las diretamente com os credores ou por meio de conciliações;
– Se houver algum dinheiro aplicado, avalie a possibilidade de utilizá-lo para quitação das dívidas;
– Caso não tenha recursos para saldar as dívidas, avalie também a possibilidade de obter crédito com taxas menores. Neste caso, esteja atento a todos os valores, principalmente dos juros, taxas e demais encargos. Faça uma avaliação cuidadosa.
5 – Regularize-se
– Ao firmar um acordo de renegociação ou obter a quitação de uma dívida, mantenha a documentação bem organizada e regularize a situação perante os cadastros de inadimplência.