Há 2 semanas atrás o governador Tião Viana recebeu uma ligação da ministra do Planejamento, Miriam Belchior, garantindo que o Aeroporto de Rio Branco receberia R$ 38 milhões para obras de ampliação e reforma do seu terminal de passageiros. Em nota emitida à imprensa na tarde de ontem, dia 22, a Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária) ratificou a garantia dada pela ministra e deu mais detalhes sobre tais o edital que libera tais recursos.
A Infraero anunciou que o edital de licitação já está liberado para consulta e retirada, através de seu site (no link: licitacao.infraero.gov.br/portal_licitacao/servlet/DetalheLicitacao? idLicitacao=58676). O edital será aberto para concorrência no próximo dia 5 de novembro, às 9h30 da manhã. A disputa será feita por meio de RDC (Regime Diferenciado de Contratações) presencial.
O local para as empresas interessadas competirem pelo edital será no próprio aeroporto de Rio Branco, no Auditório Aníbal Paes Teixeira, localizado na área administrativa do complexo.
O edital prevê que os R$ 38 milhões sejam usados para serviços de reviltalização de todo o terminal do aeroporto. Ou seja, o recurso serve para o prédio do aeroporto que recebe os passageiros. E não para pista. Neste processo, ele prevê a modernização das áreas de tráfego de usuários, reformas nos sanitários, instalação de novos elevadores e esteiras de restituição de bagagem, a climatização de todo o terminal, renovação dos sistemas hidráulicos, elétricos e telemáticos, adequações de equipamentos para incêndio, criação de novas salas de equipamentos e a integração do terminal de passageiros à área administrativa do terminal.
Ainda conforme o edital, as obras no aeroporto devem ser concluídas em um prazo de até 630 dias, a partir da data da assinatura da ordem de serviço – que é o documento que autoriza o começo das obras.