Candidatos as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), já sabem que resolver 180 questões mais a redação nos dias dia de prova. No geral, o candidato deverá destinar menos três minutos por questão. Definir uma estratégia é fundamental para otimitizar o tempo durante o exame.
Começar pela área que você tem mais facilidade é uma boa dica, pois ajuda a ganhar tempo e confiança no início da prova. Porém não é uma regra. O ideal é fazer simulados e descobrir, pela própria experiência, a qual estratégia você se adapta melhor.
Para cronometrar o tempo, já que durante as provas não são permitidos a utilização de relógios, os fiscais avisam a cada uma hora de tempo decorrido do exame.
Candidato precisa planejar o tempo e reservar pelo menos 30 minutos para o preenchimento do cartão de respostas. Manter a concentração pode fazer diferença, já que eventuais rasuras e a marcação de mais de um item por questão não serão admitidas na hora da correção.
Especialistas orientam aos candidatos que olhem primeiro as respostas e depois o enunciado, assim eles saberão exatamente o que procurar no título da questão. Sobre a redação, é recomendável não deixar por último, e produzir o texto em no máximo uma hora para não atrapalhar o restante do Exame.
É melhor faltar tempo para as questões de múltipla escolha, porque no último minuto você pode chutar e ter chance de acertar. Não dá para chutar na redação.