Pular para o conteúdo

Dinho Gonçalves apresenta ‘Caixão Panelão’ nos cemitérios da Capital

panelão INeste Dia de Finados, sábado, 2 de novembro, o ator Dinho Gonçalves realizará a performance ‘Caixão Panelão’ em 3 cemitérios de Rio Branco. O objetivo é promover uma reflexão sobre a morte. Participam do ato outros 6 atores, que encenam um enterro com caixão, velas e pessoas chorando. Mas, após um tempo, o caixão é aberto e surpreende os curiosos.

A cena já foi apresentada em outras ocasiões. As diferentes reações do público é que enriquecem o trabalho. “Após um tempo, abrimos o caixão e, para a surpresa de todos, uma panela grande de macarrão ao molho bolonhesa é tirada de lá. Servimos quase 80 porções de macarronada. Alguns preferem não comer, outros aplaudem e degustam. Mas a reação do público que é o barato”, explica.

“A morte não deveria causar tanto espanto nas pessoas. Afinal de contas, a única certeza que temos é que ela vai chegar para todos um dia. Na performance, neste Dia de Finados, quero provocar as mais variadas reações nas pessoas”, destaca.

Na performance, ao contrário de uma peça, de uma encenação ou de um improviso, a história se desenvolve naturalmente, sem necessariamente um final determinado. É durante o ato que a história se desenrola. O projeto foi contemplado através da Lei de Incentivo à Cultura.