Pular para o conteúdo

Hospital Regional do Alto Acre deve ser inaugurado em julho de 2014

2 - HospitalO governador Tião Viana esteve em Brasiléia na manhã desta quinta-feira, 17, para uma intensa agenda, e aproveitou a oportunidade para acompanhar o andamento das obras do Hospital Regional do Alto Acre. A unidade de saúde está sendo construída no km 1 da BR-317, sentido Assis Brasil, e será capaz de atender todas as demandas médicas da regional, inclusive de internações e cirúrgicas. A inauguração está prevista para julho de 2014.

Com toda a obra dentro do cronograma, o governador Tião Viana fez questão de frisar que essa é a realização de um sonho para os municípios do Alto Acre (Brasiléia, Epitaciolândia, Xapuri e Assis Brasil). “Essa população esperou muitos anos por esse hospital e agora vai receber essa estrutura completa. Teremos leitos de UTI [unidade de terapia intensiva] e alunos de medicina estudando nestas dependências, num espaço que vai tratar de todas as demandas cirúrgicas da região. Isso me orgulha muito”, disse.

O hospital de referência vai ter quase 11 mil metros quadrados de área construída, com alas da emergência ao centro obstétrico. As mulheres poderão ter seus filhos e a população contará com um pronto-socorro, além de laboratório, heliponto e diversos espaços. Ao todo, a obra custará R$ 50 milhões.

Atualmente, 146 homens trabalham na construção a todo vapor. Segundo o secretário de Obras do Estado, Leonardo Neder, as fundações de todos os blocos do hospital já estão prontas, com 35% dos pilares levantados e 90% de toda a terraplanagem. “Tudo que era necessário fazer no período de verão já foi feito. Agora as obras podem ser tocadas normalmente, sem interrupções, mesmo durante o período de chuvas”, explica Neder.

“Eu sou engenheiro e consigo ver como essa obra está adiantada. E elas vão conti-nuar, mesmo com o período de chuvas da nossa região, que dificulta qualquer construção de base, e com certeza até o meio do ano que vem este hospital estará pronto”, declarou o deputado estadual Jamyl Asfury.  (Agência Acre)