Nesta terça-feira, 15 de outubro é comemorado o dia dos professores e apesar das dificuldades do dia a dia, a categoria tem sim o que comemorar, destaca a presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Acre, Rosana Nascimento. Atualmente são mais de 6 mil profissionais em todo o Estado, cerca de 75% são mulheres.
Rosana destaca que apesar das dificuldades, os professores hoje vivem muito melhor. “Mesmo assim, sabemos que precisamos avançar na valorização profissional, no piso do magistério e na questão da destinação de 10% do PIB para educação. Mas reconhecemos que hoje o professor trabalha em melhores condições de trabalho”, confirma a presidente.
Para comemorar a data o Sinteac organiza uma grande festa no clube Asderacre no próximo dia 18 a partir das 22h.
O secretário administrativo do Sindicato dos Professores Licenciados do Acre, Edileudo Rocha, afirma que 2013 está sendo um ano muito difícil para os professores, principalmente, em relação a reajuste salarial.
“Estamos negociando com a prefeitura, nosso objetivo é a reposição da inflação de 2012 e deste ano que ao todo fica em torno de 11%, segundo o prefeito o montante disponível para reajuste é de R$ 12 milhões”, destaca Edileudo Rocha.
Apesar do ano atípico, o Sinplac segue a tradição de realizar um baile dos mestres também realizado na próxima sexta-feira, 18, no Afa Jardim, a partir das 22h.
Para a aluna Luana Lima o dia dos professores não deve ser esquecido. “Eles são pessoas que nos preparam para vida, pessoas que não qualquer parentesco, mas que dedicam a vida para nos ensinar a ser uma pessoa melhor. Claro que merecem nosso respeito e admiração”, declara a aluna.
Para o professor Mauro César o dia de hoje é como outro qualquer. “Vou trabalhar como qualquer outro dia, nossa função é preparar nossa juventude para o futuro. E poder acompanhar mesmo que de longe o sucesso deles, é emocionante. Nosso trabalho não é fácil, mas tenho quase certeza que é o mais prazeroso”, conclui o professor. (Foto: Odair Leal/ A GAZETA)