Os órgãos do Sistema Integrado de Segurança Pública (Sisp) apresentaram na manhã desta terça-feira, 1º, um balanço da Operação Cidade Tranquila realizada no último fim de semana. Servidores da Secretaria de Segurança Pública (Sesp), Polícia Militar, Detran, Iapen e Polícia Civil participaram das abordagens.
Durante a operação foram abordadas 82 pessoas, 1 delas foi conduzida à delegacia por porte de substância entorpecente. Dos 17 bares fiscalizados, 1 foi autuado por descumprir as normas de funcionamento, outros 5 foram notificados.
O secretário de Polícia Civil, Emylson Farias, afirmou que a instituição trabalha com a repressão firme. A orientação do Governo do Estado é no sentido de ampliar as ações das forças policiais. Além disso, o apoio da Polícia Militar com ações preventivas e o Poder Judiciário com o papel constitucional, promovendo representações de buscas e de prisão, representa um esforço conjunto do Estado para combater a criminalidade.
Quanto ao último fim de semana, Farias lembrou que os resultados do trabalho das polícias são satisfatórios. Ele lamentou o homicídio ocorrido em um bairro periférico da Capital e disse que esses casos também preocupam as polícias. “Há 3 fins de semana 4 latrocínios foram registrados, crimes que causaram clamor social intenso. Em todos os casos os autores foram identificados e presos”, ressaltou.
O incremento das ações para o reforço do enfrentamento aos crimes diversos, especialmente os contra a vida, motivaram uma série de medidas. A delegacia itinerante, instalada no Bujari, e o reforço à delegacia de flagrantes que agora conta com mais um delegado são algumas delas.
Paralelo à Operação Cidade Tranquila, os agentes da Companhia Integrada de Fiscalização de Trânsito abordaram 103 condutores em diversos bairros da Capital, 27 destes foram autuados. Cincos carros circulavam sem o devido licenciamento, 3 pes-soas conduziam veículo sem ter Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Outros 6 estavam com a CNH vencida há mais de 30 dias, 7 condutores apresentavam sinais visíveis de embriaguez, 2 destes tiveram seus veículos apreendidos. (Eduardo Gomes-Agência Acre/ Foto: Arison Jardim)