Desde a noite da última sexta-feira, 4, que o clima é tenso no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Acre – IFAC, localizado na Avenida Brasil do Conjunto Xavier Maia.
Segundo a direção, na noite de sexta-feira, duas bombas foram detonadas dentro de dois banheiros masculinos do 1º e 2º andares, causando pânico generalizado e a saída de emergência dos alunos.
Na manhã de ontem, 5, todos os alunos estavam dentro das salas de aula quando um vigilante observou um objeto estranho próximo a uma janela da parede superior do refeitório e chamou outro vigilante. Usando cadeiras, conseguiu observar de perto e concluiu ser uma bomba.
Imediatamente o ocorrido foi comunicado a Polícia Federal que enviou uma equipe ao local. A primeira equipe de agentes da Polícia federal ao chegar ao local indicado constatou a veracidade da informação e acio-nou o esquadrão antibomba.
A primeira providência foi evacuar o prédio e por cerca de duas horas o Esquadrão Antibomba da Polícia Federal inspecionou os demais cômodos do prédio do Ifac e constatou somente a existência do artefato próximo a janela do refeitório.
Após todas as providências o agente antibomba conseguiu retirar o artefato do local, em seguida o artefato foi colocado dentro de uma espécie de cápsula presa ao um tripé em seguida utilizando um laser o artefato foi neutralizado e implodido dentro da cápsula.
A Polícia Federal já iniciou investigação para identificar e responsabilizar os autores da explosão das duas primeiras bombas e instalação da terceira encontrada pelo esquadrão.
Na próxima segunda-feira, 7, o superintendente e o delegado responsável pelo Esquadrão Antibomba da Polícia Federal concederão entrevista coletiva sobre o ocorrido no IFAC.