A intolerância entre um grupo de jovens foi o que fez uma discussão banal se tornar caso de polícia. E caso sério, com tentativa de homicídio contra 2 pessoas. Um adolescente de 17 anos foi atingido com um tiro na perna e um rapaz identificado pelo nome de J.O., 18 anos, foi atingido com um tiro de raspão no rosto.
De acordo com a polícia, a discussão começou na noite de segunda-feira (30), quando um grupo de rapazes estava na Avenida Getúlio Vargas, no bairro Bosque. Um deles começou a discutir. Foi quando um dos jovens puxou uma arma e começou a atirar.
Os rapazes correram em direção à Igreja Batista do Bosque. Parte do grupo fugiu em um carro Palio e outros jovens fugiram a pé, pelo Parque da Maternidade.
Os feridos foram socorridos por moradores da região, que acionaram o Samu. A equipe conduziu as vítimas ao Pronto Socorro de Rio Branco.
Outra versão aponta jovens da igreja como causadores do tumulto
Moradores vizinhos da Igreja Batista do Bosque denunciaram que, na verdade, não foram pessoas de outro lugar que discutiram, e sim jovens que frequentam a igreja no chamado encontro de jovens. Trata-se de um culto para jovens que acontece toda segunda-feira.
“Já avisamos ao pastor Agostinho sobre o que vem acontecendo. Há brigas. Os jovens quando saem da igreja, despejam lixos dos depósitos no meio da rua, brigam, discutem, fazem a maior algazarra. Mas, ao invés de resolver o problema, o pastor mandou que denunciássemos ao Ministério Público. Sabendo que isso não dá em nada, já que ele (o pastor) é amigo de muita gente importante”, contou uma moradora (que não quis se identificar).
Versão do pastor e líder da Igreja Batista do Bosque
Na madrugada desta terça-feira, 1º, o pastor Agostinho, líder da Igreja Batista do Bosque, entrou em contato com a Reportagem para confirmar que realmente o fato ocorreu. Mas ele afirma que o tumulto não envolveu nenhum dos jovens que fazem parte da Rede Teen, pois o fato ocorreu na hora em que os jovens estavam no interior da igreja. Eles participavam do culto da rede. Consequentemente, os jovens estavam no culto, o que os impossibilita de estar na briga.
O pastor Agostinho disse que já procurou o departamento de Inteligência do MP/AC e solicitou ajuda para dispersar os jovens após o culto. O setor do MP, no qual o ex- comandante da Polícia Militar, coronel Romário Célio, é o responsável, pediu que filmasse ou fotografasse os jovens para detectar se entre eles teriam algum que pudesse ter envolvimento com o crime.
Nota de esclarecimento da Polícia Militar sobre o fato
A Polícia Militar do Acre esclarece o fato ocorrido nesta segunda-feira, nas imediações da Igreja Batista do Bosque, quando homens passaram em um veículo e efetuaram disparos na direção de um grupo de pessoas que estava nas proximidades da igreja, uma pessoa foi atingida e seu estado não possui gravidade.
A Polícia Militar esclarece que o episódio não envolve membros da igreja e, de imediato, descarta qualquer possibilidade de envolvimento de fiéis na situação. Os envolvidos na ocorrência já foram identificados e o veículo utilizado no fato foi apreendido em rápida ação de policiais militares.
O Comando da PMAC informa que todas as providências cabíveis para a resolução do fato estão sendo devidamente tomadas e encaminhadas para posterior apuração das autoridades competentes.
Assina a nota a Assessoria de Imprensa da Polícia Militar.