2 de fevereiro de 2026
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

2 de fevereiro de 2026
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Deputados baixam o nível do discurso e tumultuam sessão

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
22/10/2013 - 19:28
Manda no zap!CompartilharTuitar

aleacproibe
“Se já éramos pequenos, ficamos menores hoje”. Essa foi a avaliação do líder do Partido dos Trabalhadores na Aleac, Geraldo Pereira, após o bate boca entre o presidente da Mesa Diretora, deputado Élson Santiago (PEN) e o oposicionista Gilberto Diniz (PT do B).

 Gilberto Diniz culpou a Mesa Diretora pela demora em colocar a PEC que extingue a pensão de ex-governadores em votação. Diniz, em resposta ao deputado Manoel Moraes (PSB) que disse o porquê não assinou a proposta, afirmou que cabe a Mesa a responsabilidade pela tramitação das matérias que entram na Casa e pontuou que não poderia ‘enforcar’ o presidente para que este colocasse a matéria para análise.

“Tem uma Mesa Diretora para fazer andar. Tem a PEC do deputado Luís Tchê que está parada também. Eu não posso, Manoel, enforcar o presidente para que ele coloque a PEC para ser votada. Quem sabe na próxima legislatura teremos outro presidente”, disse Diniz.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

 Irritado com as declarações de Diniz, Élson Santiago fez sua defesa da Mesa do parlamento. Gilberto o acusou de quebrar o regimento interno ao se pronunciar diretamente da Mesa. Santiago afirmou que era o presidente e que poderia se pronunciar dali. Aparentemente nervoso, Santiago disse que o colega desconhece o regimento interno. “Você é um burro. Você é um burro, tem que ler o regimento interno da Casa”.

 Em resposta, Gilberto Diniz chamou Santiago de “babaca”. Os ânimos se exaltaram com a Galeria Marina Silva lotada de professores e o que se ouviu foram gritos eufóricos dos manifestantes, enquanto os parlamentares batiam boca.

 Santiago disse que iria retirar Gilberto Diniz, por desrespeitar a Mesa e fazer ‘acusações infundadas’. “Eu vou lhe retirar do plenário. Eu tenho moral pra isso. Você primeiro respeite os homens, você é um moleque. Eu não vou me render a pressão de deputado e nem de cartazes”, desabafou Santiago.

 Ao final de toda a confusão, o que se via era deputados tentando justificar  o que havia ocorrido. O deputado Jamyl Asfury (PEN) reconheceu a trajetória política de Élson Santiago. Já o líder da oposição, Wherles Rocha (PSDB) manifestou apoio a Gilberto Diniz, e afirmou que a Mesa não pode ter atitudes dessa natureza apenas por não concordar com a visão de um parlamentar.

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Marcus Alexandre sanciona lei que reduz passagem de ônibus para R$2,35

Próxima Notícia

TRE/AC lança em novembro edital para a construção da nova sede

Mais Notícias

Foto: Leandro Chaves
POLÍTICA

Câmara de Rio Branco volta do recesso e reabre sessões na próxima terça

01/02/2026
O atual prefeito de Rio Branco já iniciou suas andanças pelos municípios em busca de apoio. Foto: Reprodução
Destaques Cotidiano

Já em ritmo de pré-campanha, Bocalom vai ao Alto Acre e se encontra com lideranças do PL

01/02/2026
Marcus Alexandre confirmou a pré-candidatura em publicação no Instagram. Foto: Reprodução
Destaques Cotidiano

Marcus Alexandre anuncia pré-candidatura a deputado estadual pelo MDB

31/01/2026
Foto: Reprodução
POLÍTICA

Rumo a 2026: Gladson e Mailza sinalizam aproximação estratégica com Vagner Sales e o MDB

30/01/2026
Foto: Sérgio Vale
Destaques Cotidiano

Emendas parlamentares sobem para R$ 5 milhões no orçamento de 2026 no Acre

26/01/2026
O prefeito destacou que nem mesmo Mailza acreditava na possibilidade de vitória em 2008. Foto: Val Fernandes/Assecom
POLÍTICA

“Ela mesma não acreditava que ganharia”, diz Bocalom sobre apoio a Mailza no início da carreira política

26/01/2026
Mais notícias
Próxima Notícia

TRE/AC lança em novembro edital para a construção da nova sede

Ufac leva 50 atletas para JUBs

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre