O deputado Jamyl Asfury (PEN) denunciou em seu pronunciamento na sessão de ontem, 29, a extração de areia no município de Sena Madureira. De acordo com ele, uma draga que está situada no Iaco, próximo ao bairro da Vitória, pode ser a responsável pelo o desmoronamento do barranco. Ele pediu um estudo técnico por parte do Instituto de Meio Ambiente do Acre (IMAC).
“Faço um apelo aqui, que o IMAC faça um levantamento técnico. Pelo que se entende é que essa draga tem causado o desmoronamento de casas. Eu penso que deve ter uma complacência, não sei, mas o fato é que algo precisa ser feito”, ressaltou o parlamentar.
A deputada Marileide Serafim (PSL) não gostou nada do discurso do colega Jamyl Asfury e disse que a exploração de areia não agride o Meio Ambiente, antes contribui para evitar o assoreamento do rio. Ela pontuou que, o que ocorre de fato é a invasão do homem às margens dos rios. Outro problema apontado por Marileide são os esgotos lançados diretamente no manancial sem nenhuma proteção que evite a erosão.
“Não há irregularidades com essa draga. Eu participei do processo de regularização dela, enquanto fui gestora em Sena Madureira. O problema é causado pelos esgotos e o crescimento desorganizado de nossas cidades. Eu me senti incomodada”, pontuou a parlamentar acreana.