Um grupo de acadêmicas do curso de fisioterapia convida os doadores de sangue a comparecerem ao Hemoacre nesta quinta-feira, dia 7. A mobilização faz parte de um trabalho proposto por professores, intitulado ‘Ação na Comunidade’. O ato objetiva a doação de pelo menos 500 pessoas. Na sexta-feira, 8, o grupo estará no Calçadão na Benjamin Constant, junto ao ônibus de coleta do Hemoacre. Serão distribuídos camisas e sorteio de brindes.
De acordo com Élica Costa, outros serviços serão disponibilizados aos doadores. “Serão oferecidos testes da glicemia e aferição de pressão. Além disso, queremos mostrar para as autoridades que o doador salva vidas. Por isso, ele deve ter alguns benefícios após realizar a doação”.
Em outros estados, os benefícios oferecidos aos doadores variam, como transporte gratuito, facilidade na hora de agendar uma consulta ou exame na rede pública.
As acadêmicas destacam que, ao longo da semana, um ônibus estará à disposição de grupos de doadores. “Funciona assim: após a confirmação prévia da disponibilidade de uma equipe de doadores, marcamos um local e cedemos um ônibus para fazer o transporte dos doadores até o Hemoacre e depois de volta ao ponto de encontro. É uma oportunidade para quem não quer ou não tem como ir até o Hemoacre”, explica Élica Costa.
Para agendar o transporte, basta entrar em contato através dos telefones 9994-1712 ou 9963-7408. A equipe deve ter pelo menos 10 pessoas. “Convidamos, empresas, igrejas, estudantes, enfim, quanto mais doação melhor. Todos os dias pessoas precisam de sangue, então vamos ajudar”, confirma a acadêmica.
Para doar sangue o doador deve portar documento oficial de identidade com foto (identidade, carteira de trabalho, certificado de reservista, carteira do conselho profissional ou carteira nacional de habilitação). Estar bem de saúde. Ter entre 16 (dos 16 até 18 anos incompletos, apenas com consentimento formal dos responsáveis) e 67 anos, 11 meses e 29 dias. Pesar mais de 50 Kg. Não estar em jejum; evitar apenas alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação.
O Hemoacre fica localizado na Avenida Getúlio Vargas, 2787, próximo do Teatro Plácido de Castro (Teatrão). (Foto: Odair Leal/ A GAZETA)