Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Mudança no fuso não altera horário de funcionamento na escola pública

A modificação do fuso horário no Acre, prevista para entrar em vigor a partir do próximo dia 10 de novembro, não deve alterar o horário de funcionamentos das escolas públicas nesse 1º momento, informa a equipe da Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE).

A decisão, tomada em conjunto com a direção das escolas, levou em consideração o impacto quanto à rotina diária de alunos e servidores. Essa discussão foi realizada nas semanas que se seguiram à aprovação da Lei, que restabelece o antigo horário no Acre e em parte do Amazonas.

Atualmente, as escolas da Rede Estadual de Ensino funcionam das 8h às 12h15, na parte da manhã; das 14h15 às 18h15 no horário da tarde; e das 19h às 22h15 à noite.

Em 2008, quando o horário do Acre passou pela 1ª mudança, as escolas decretaram uma alteração de meia hora. “Em 2011, após nova avaliação e pactuação com os diretores escolares, alterou-se novamente o horário de entrada (início das aulas) e saída (término das aulas) das escolas. Naquela ocasião, o horário de início e término da jornada diária de trabalho (horário de expediente) do serviço público estadual também foi alterado, de forma a gerar maior comodidade familiar aos pais de alunos que também são servidores públicos do Estado”, explica a SEE.

A secretaria acredita que realizar modificações no estágio em que se encontra o ano letivo pode prejudicar a comunidade escolar. “Toda e qualquer nova alteração será oportunamente informada aos órgãos de imprensa e à comunidade escolar”, declara.

O Acre e parte do Amazonas sofrem, hoje, a diferença de 1 hora em relação ao horário de Brasília – que aumenta para 2 horas durante o horário de verão.

Em 2010, um referendo foi realizado com a população acreana, no qual as opções eram votar a favor ou contra o novo horário. Com um resultado de 56,8%, os eleitores optaram pela volta do antigo horário.

Em outubro deste ano, o Senado Federal aprovou o projeto de lei restabelecendo o horário nas regiões alteradas. Com a lei sancionada pela presidenta Dilma Rousseff, no dia 31 de outubro, ficou estabelecida que no próximo dia 10 de novembro o Acre voltará a ficar com 3 horas de diferença de parte do país, durante o horário de verão.


Sair da versão mobile