X

População atende o chamado e comparece para doar sangue

 Após 2 semanas de intensa campanha, o grupo de acadêmicas do curso de Fisioterapia, conseguiu reunir um bom número de doadores de sangue na manhã desta sexta-feira, 8, no Calçadão na Benjamin Constant. Além de ajudar a salvar vidas, os doadores participaram de sorteios de brindes e puderam fazer os testes rápidos de glicemia e aferição de pressão.
De acordo com Élica Costa, nos 2 dias de ação os objetivos foram atingidos. “Queremos mostrar para as autoridades que o doador salva vidas e, por isso, ele deve ter alguns benefícios após realizar a doação”.

 Para garantir a saúde do doador, lanches saudáveis são oferecidos antes e depois da doação. O vendendor Fábio Lima estava a caminho do trabalho, quando foi abordado pelas estudantes. “Já tinha vontade de doar, mas não rolava a oportunidade. Hoje, depois que elas garantiram que o procedimento era concluído em até 20 minutos, resolvi fazer”, explica.

Para doar sangue, o doador deve: portar documento oficial de identidade com foto (identidade, carteira de trabalho, certificado de reservista, carteira do conselho profissional ou carteira nacional de habilitação); estar bem de saúde; ter entre 16 (dos 16 até 18 anos incompletos, apenas com consentimento formal dos responsáveis) e 67 anos, 11 meses e 29 dias; pesar mais de 50 Kg; não estar em jejum; evitar apenas alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação.

O Hemoacre fica localizado na Avenida Getúlio Vargas, 2787, perto do Teatro Plácido de Castro (o Teatrão).

Embaixada Dos Ativistas Pela Paz também realiza companha

 O grupo Ativistas Pela Paz também está mobilizando as pessoas sobre a importância da doação de sangue. Com o tema ‘No sangue está a vida’, a meta é de captar 1 mil bolsas.  De acordo com o coordenador regional, Patrício Almeida, as mobilizações estão acontecendo nas instituições de ensino, entre a sociedade organizada e no comércio.
“As pessoas são orientadas a comparecer ao Hemoacre. Já fizemos outras campanhas e foi um sucesso total”, confirma o coordenador.

Categories: Geral
A Gazeta do Acre: