Pular para o conteúdo

Embratur firma acordo de cooperação técnica com o Acre

Tião Viana assina acordo de cooperação técnica com a Embratur Foto Gleilson Miranda SecomNa noite de segunda-feira, 18, o Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) celebrou acordo de cooperação técnica com os estados do Acre, Mato Grosso e Rondônia. O documento foi assinado pelo governador Tião Viana e testemunhado pela chefe da Casa Civil, Márcia Regina, o secretário de Turismo, Leonildo Rosas, e a secretária adjunta de Comunicação, Andréa Zílio.  O acordo estabelece a execução de ações conjuntas voltadas à promoção e divulgação internacional da Rota Turística Internacional – Pantanal – Amazônia – Andes – Pacífico.

Os valores do convênio repassados aos Estados envolvem a execução de diversas ações que começaram com a consultoria, feita em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), para definir as estratégias e como cada Estado deve agir.

“Estamos muito felizes com essa ação conjunta, pois sabemos que se os Estados se unirem, isso dá mais força para que consigam promover melhor seus potenciais. Essa é uma política exitosa do Governo Federal, que vai ao encontro do que também acredita o governador Tião Viana e essa gestão”, comenta Leonildo Rosas.

Algumas ações previstas são viagens promocionais para trabalhar com operadores de turismo de Cuiabá (MT) até Lima (Peru) e o caminho inverso para divulgar os pontos turísticos dessas localidades e fazer um guia com as informações coletadas.

Também serão realizadas reuniões de articulação e mobilização dos Estados, tanto do poder público quanto da iniciativa privada, além de oficinas e workshops. Já existe um comitê gestor da rota com representantes dos três estados e também do lado peruano. A previsão é de que as ações comecem em fevereiro de 2014. (Celis Fabrícia / Agência Acre)