X

Justiça Federal cede ônibus ao TRE/AC para realização de atendimento biométrico itinerante

O Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE/AC) deverá iniciar na próxima semana o atendimento biométrico itinerante nos bairros com o apoio de um ônibus cedido pela Justiça Federal. O veículo é adaptado com gabinetes para realização de atendimentos à comunidade, os quais dispõem de mesas, cadeiras e espaço para instalação de computadores.

Com isso, o Tribunal poderá realizar atendimentos biométricos em diversos pontos de Rio Branco, inclusive em eventos de curta duração, uma vez que toda a estrutura de atendimento estará montada no ônibus, pronta para ser utilizada.

“Sugeri a cessão do ônibus à Corte Eleitoral quando vi a necessidade do Tribunal em aumentar o número de atendimentos diários, a fim de que a meta de recadastrar 100% dos eleitores de Rio Branco seja atendida. Com o ônibus, é possível levar a Justiça Eleitoral para mais próximo da população e com maior agilidade”, destacou o diretor do Foro da Justiça Federal, juiz federal Náiber Pontes de Almeida, que também compõe a Corte Eleitoral.

O Tribunal já oferece atendimentos itinerantes nos bairros, porém, com a instalação de kits biométricos em escolas, os quais permanecem no local de duas a três semanas. O diferencial do ônibus, segundo o diretor-geral do Tribunal, Carlos Venícius Ribeiro, será a possibilidade de levar o atendimento para vários pontos de Rio Branco, durante a semana, levando em consideração os locais de maior circulação de público.

Para garantir um atendimento eficaz, o Tribunal deverá rea-lizar a transmissão de dados ao Sistema Eleitoral via satélite, com o uso da antena VSat, adquirida recentemente para o atendimento em zona rural e em outros locais que não possuem internet. Em alguns casos, poderá usar internet móvel.

Além de levar o atendimento móvel aos locais de grande circulação de pessoas, o TRE também atenderá solicitações de instituições interessadas em levar o serviço ao seu evento. Para isso, basta enviar ofício à Diretoria-Geral do TRE/AC por email: dg@tre-ac.gov.br.

Atualmente, 55% dos eleitores de Rio Branco realizaram o seu recadastramento biométrico, procedimento obrigatório para todos que votam na Capital. O Tribunal está bem próximo do fim do prazo para a conclusão da biometria em Rio Branco, e por isso, alerta aos eleitores que não deixem de buscar o serviço. Quem não fizer o recadastramento terá o título cancelado e não poderá votar nas eleições de 2014. (Renata Brasileiro / Ascom TRE/AC)


Categories: Geral
A Gazeta do Acre: