X

Leilão da ANP será realizado na quinta-feira da próxima semana

A 12ª Rodada de Licitação para a exploração de gás convencional e não convencional em terra será realizada no próximo dia 28, no Rio de Janeiro. Dez empresas, do total de 21 companhias habilitadas, entregaram à Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) garantias para participar do processo licitatório. Dos 240 blocos exploratórios terrestres, 110 são áreas novas nas bacias do Acre, Parecis, São Francisco, Paraná e Parnaíba.

Os outros blocos estão localizados nas bacias maduras do Recôncavo baiano e de Sergipe-Alagoas. As bacias sedimentares abrangem um total de 12 estados brasileiros. No Acre, não haverá investimento em xisto, já que o Estado faz parte da grande província de gás da Amazônia. O método é conhecido, não polui, não destrói, não usa água.

Segundo a diretora-geral da ANP, Magda Chambriard, do total de empresas que manifestaram interesse em participar do leilão, 6 foram recusadas e 1 desistiu.

“Entretanto, as empresas que não apresentaram garantias poderão participar do pregão, desde que associadas às demais. Não significa que só as dez [que apresentaram garantias] vão participar. Isso quer dizer que as outras podem participar, em parceria, igual como foi em Libra”, confirma.

Dos 240 blocos exploratórios terrestres com potencial para gás natural, 9 estão localizados no Acre até a divisa com o Amazonas. A área, de 19.719,37 km² é na Bacia do Acre, que envolve os municípios do Vale do Juruá (Cruzeiro do Sul, Porto Walter, Marechal Thaumaturgo, Rodrigues Alves e Mâncio Lima).


Categories: Geral
A Gazeta do Acre: