Pular para o conteúdo

Desembargador Samoel Evangelista é eleito presidente do Colégio Nacional de Corregedores

samoelO vice-presidente e corregedor regional eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE/AC), desembargador Samoel Evangelista, foi eleito na tarde desta sexta-feira, 29, presidente do Colégio Nacional dos Corregedores para o ano de 2014.

A eleição ocorreu durante o Encontro de Corregedores Eleitorais, em São Paulo, com a presença dos corregedores eleitorais de todo o Brasil. O desembargador eleito disse que se sente honrado com a escolha e que sua proposta é dar continuidade ao excelente trabalho que vinha sendo desenvolvido pela antiga diretoria, sob a presidência do desembargador de São Paulo, Antônio Carlos Mathias Coltro.

“Há muitas demandas das Corregedorias Eleitorais de todo o Brasil que precisam de solução junto ao Tribunal Superior Eleitoral, e uma delas é o aumento do quadro de servidores da Justiça Eleitoral. Estamos aqui para batalhar por essa e outras demandas que surgirem”, destacou.

Além da eleição, o encontro teve o objetivo de discutir vários temas, como a lista de apoiamento aos partidos. A proposta de novos procedimentos para aceite da lista pela internet, explanada por um expositor da corregedoria paulista, destacou as vantagens da inovação que traria ampla publicidade, além de evitar a duplicidade e o trabalho grafotécnico feito atualmente nos cartórios, dentre outros.

Houve, ainda, a demonstração de um sistema de atualização do cadastro eleitoral, desenvolvido pela Secretaria de Tecnologia da Informação do Pará. Finalmente, o jurista e professor da PUC São Paulo, André Ramos Tavares, provocou reflexões ao abordar o tema “Função da Justiça Eleitoral Brasileira no Marco do Constitucionalismo Contemporâneo”. (Renata Brasileiro, Da Ascom TRE/AC)