Pular para o conteúdo

Estudante de Direito da Ufac integra grupo de estudo internacional

Ufac201323André Melo, 19, estudante do 4º período do curso de Direito da Universidade Federal do Acre (Ufac), em nada lembra a imagem estereotipada do aluno ‘nerd’ que é veiculada na internet e em filmes americanos. Sem óculos “fundo de garrafa” e sem carregar uma bolsa abarrotada de livros, ele se apresenta de modo expansivo e com simplicidade, aparentando ter idade menor do que a declarada.

O jovem universitário, natural de Rio Branco, acaba de ser selecionado para compor o grupo do Wise Learners, um programa do World Innovation Summit for Education (Wise), evento promovido pela Qatar Foundation, ocorrido em Doha, de 29 a 31 de outubro deste ano. Ele é o primeiro brasileiro a integrar esse programa de estudos.

Para ser selecionado e participar do evento no Catar, André explica que passou por um processo em várias etapas: inscreveu-se pela internet, com projetos e artigos de sua autoria que abordam temas relativos à educação e com uma pesquisa intitulada ‘Desafios e Avanços da Educação na Amazônia’. Também foi entrevistado via web, através do software Skype, ocasião em que foi avaliado o modo como se expressa oralmente. Ainda apresentou carta de recomendação e fez testes que avaliaram suas experiências e suas habilidades de comunicação.

No Wise Learners, André faz parte de um grupo de 30 jovens escolhidos de 28 países. Ele participa de um subgrupo composto por seis alunos, pelo qual terá oportunidade de conviver com jovens do Marrocos, da Inglaterra, da França, do Catar e da Índia. Além disso, terá aulas de empreendedorismo e gestão de projetos, entre outras.

André se declarou feliz e honrado com sua escolha. “Vou aproveitar essa oportunidade que mudou minha vida e abrir caminho para que outros estudantes brasileiros também tenham o mesmo destino”, disse. Ele ressaltou que seu interesse e sua determinação foram fundamentais para ser um dos selecionados: “O mais importante é a vontade, o interesse em contribuir com a educação”.

Em 2014, André participará de outras etapas do Wise Learners. Em janeiro, deverá ir novamente a Doha, capital do Catar. Segundo o jovem do Acre, seu objetivo é dar continuidade a projetos educacionais e, futuramente, trabalhar em benefício da educação, com uma atuação social.

Currículo premiado
André Melo vem se destacando desde o ensino médio, quando foi aluno da escola José Rodrigues Leite, da rede estadual de educação pública de Rio Branco. Ele participou da 14ª Olímpiada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), que o levou a receber o prêmio “Estudar Ciência”, dado a 50 brasileiros de destaque, e uma bolsa de estudo da Fundação Estudar.

Também no ensino médio, André participou do programa Parlamento Jovem Brasileiro, pelo qual representou estudantes de seu Estado e da Região Norte na Conferência Internacional do Parlamento Juvenil do Mercosul, realizada, em 2012, no Maranhão. Ele ainda foi medalhista da Olímpiada Brasileira de Matemática. (Ascom Ufac)