Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Estudantes de Jornalismo de Santos planejam viagem ao Acre

Câmeras na mão, ideias na cabeça e muita curiosidade. Esses são os ingredientes que um grupo de estudantes de Jornalismo em Santos vai levar ao norte do país, no início de dezembro, na chamada Expedição Brasiléia.

No Acre, a pequena Brasiléia, que até 2010 possuía 21 mil habitantes, viu sua população aumentar em 50% em três anos. Hoje, são quase 32 mil pessoas. O motivo? Brasiléia recebe a cada dia cerca de 50 novos imigrantes haitianos refugiados do terremoto ocorrido em janeiro de 2010 e que destruiu o já famigerado Haiti, considerado o país mais pobre das Américas.

Descobrir o porquê de Brasiléia ter sido escolhida por eles, entender o processo migratório com suas consequências e relatar o que de fato acontece em uma cidade que se transformou em um grande acampamento de refugiados são alguns dos objetivos da viagem dos estudantes. “Tudo começou com a história de ninguém dar importância àquele estado. Mas os haitianos deram e veem ali um recomeço. Brasiléia é sua esperança de um futuro melhor”, explica o idealizador do projeto, o fotógrafo Matheus José Maria.

Com mais 2 colegas, Vinícius Kepe e Jéssica Alves, o fotógrafo tem planos de registrar o cotidiano da cidade. “Pretendo transformar a expedição em um livro”, comenta. Ainda, o trio também vai preparar uma série de reportagens de TV com foco nos imigrantes e suas histórias de vida. “Como futuros repórteres, sabemos que há muito material a ser trabalhado lá”, avalia Kepe.

Investimento – Com iniciativa própria, o grupo revela que não obteve patrocínio de qualquer espécie e, para viabilizar a expedição, utiliza o site http://catarse.me/pt/haitianosnoacre, ferramenta de financiamento coletivo online (crowdfunding).

“Estamos indo na raça mesmo e as passagens já estão compradas. Todo o equipamento é nosso. O crowdfunding tem por objetivo nos ajudar na pós-produção do projeto com a publicação do livro e edição da série de reportagens”, diz Jéssica.

A Expedição Brasiléia – O Drama Haitiano no Acre começou em 4 de dezembro e segue até 22 do mesmo mês. Para cooperar ou se informar sobre a viagem basta acessar www.facebook.com/expedicaobrasileia. (Da Redação do Jornal A Tribuna de Santos/SP, com colaboração de Luciana Mohallen)


Sair da versão mobile