Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Rio Branco teve 256 casos de estupros em 2012, segundo Forum de Segurança Pública

O anuário divulgado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública revela que o número de estupros é maior que o número de homicídios em todo o país. No Acre, de 2011 para 2012 o número de estupros registrados subiu de 225 para 256 casos. A taxa de cada 100 mil habitantes aumentou de 30 para 33,7%.

Para a delegada Juliana de Angelis Carvalho, titular da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher, esse número preocupa, já que os dados da pesquisa referem-se somente à Capital. “Considera-se somente Rio Branco, mas no interior do Estado acontece também. Já trabalhei em Acrelândia e é um crime que ocorre muito lá. Então, se for levada em consideração todo o Estado, infelizmente este número será bem maior”, afirma.

Durante 2012, foram registrados em todo o país 50.616 casos de estupro. O número é maior que o de homicídios, que foi de 47.136 casos. Baseado em números do Instituto Brasileiro de Geografia (IBGE) e do Sistema Nacional de Estatísticas em Segurança Pública, o anuário da violência revela que a taxa de estupros a cada 100 mil pessoas aumentou 18,17%.

Entre os estados da região Norte, o Acre é o terceiro com a maior taxa de estupros a cada 100 mil habitantes. No Acre a taxa é de 33,7%, ficando  atrás apenas de Roraima com 52,2% e Rondônia com 49%. Já o Amapá, é o estado com a menor taxa da região com 21,2%.

Para a delegada, esse aumento de registros não significa que mais estupros foram cometidos, mas que as pessoas estejam falando e denunciando os crimes. “Infelizmente ainda há vítimas que não tem coragem de registrar, mas somente este ano a Deam já apreendeu três estupradores em série, o que resolveu mais de 20 casos de estupro. O que significa que a polícia está atuando, o que dá um respaldo para a vítima procurar a gente, acreditar que o caso será investigado e punido”, afirma Juliana. (Do G1/AC, com colaboração de Daniel Scarcello, da TV Acre)

Sair da versão mobile