O peão Jonas Barroso da Silva, 26 anos, morreu eletrocutado na manhã de sábado (2), na Fazenda Santa Rosa, no km 12 do Ramal da Vertente, localizado na estrada antiga de Porto Acre. Por volta das 9h de sábado, ele e um amigo decidiram tentar religar uma ‘canaleta’ de um poste de energia dentro da fazenda, que teria caído e deixado os moradores sem energia.
Segundo informações, Jonas Barroso subiu em uma escada e conseguiu recolocar a ‘canaleta’ que havia se desprendido. Em seguida, desceu e tomou café com os amigos de trabalho. Só que ele teria olhado para o poste de energia e decidido voltar a subir nele, alegando que iria apertar mais o parafuso para evitar uma nova queda da canaleta.
O peão subiu calçado de botas de borracha, só que teria usado um martelo com cabo de ferro para apertar o parafuso batendo.
Segundo testemunhas, quando bateu no parafuso pela 3ª vez ele teria encostado no fio de alta tensão. Isso provocou uma espécie de ‘bola de fogo’, causando um choque intenso, com queimaduras no rosto e no peito da vítima, sendo que nos pés ocorreu à saída da energia.
Moradores lamentaram a tragédia e acusaram que a falta de energia nos ramais da estrada de Porto Acre são constantes. No Ramal Costa e Silva, por exemplo, só no ano passado foram registradas mais de 80 ocorrências. E dizem que nem sempre a empresa que presta serviço à Eletrobras/Acre faz a religação quando é solicitada. (L.C.)