Pular para o conteúdo

Tião Bocalom e Henrique Afonso se reúnem para discutir uma possível aliança entre o DEM e o PV

Os pré-candidatos ao Governo do Estado Deputado Federal Henrique Afonso (PV) e Tião Bocalom (DEMOCRATAS), se reuniram na noite da última quinta-feira para discutirem as possibilidades de uma aliança entre DEMOCRATAS e Partido Verde nas eleições de 2014. A reunião aconteceu na sede do PV com a presença de dirigentes dos dois partidos.

A presidente verde, Shirley Torres, fez um breve relato sobre a saída do PV da Frente Popular, reafirmando a pré-candidatura do deputado Henrique Afonso e em seguida pediu que os dois líderes do PV e do DEM fizessem uma exposição de suas ideias para administrar o Acre.

O deputado foi o primeiro a falar, garantindo que sua afinidade com o PT realmente não existe mais, e que a partir de agora vai lutar para que a Frente Popular do Acre, liderada pelos petistas, saia do poder no próximo ano, para que um novo projeto de desenvolvimento seja implantado no Acre. “Dia após dia nossa decisão de sermos protagonistas nas eleições de 2014 vem se confirmando e, agora, esta reunião com o Tião Bocalom mostra para a sociedade que estamos buscando um arco de aliança, fundamentado em um conteúdo programático, que possa dar resposta realmente, as principais mudanças que o Acre está necessitando. Ele ouviu nossas propostas e nós o ouvimos e agora vamos analisar a possibilidade de se construir essa nova força que o Acre está almejando. Meu rompimento com a Frente Popular não fica só no campo ideológico, mas também de minha condição cristã que pensa dentre outras coisas no fortalecimento da família e um projeto de desenvolvimento que seja para todos. Eu e o PV queremos nos unir a uma força que queira projetar um caminho novo para o Acre”, disse Henrique Afonso.

A presidente do PV Shirley Torres disse que a reunião mostra para a sociedade que o partido está aberto para negociações, mas que com Tião Bocalom, tomaram a iniciativa de procurá-lo. “Nós precisamos conversar com outros partidos, mas com o DEMOCRATAS, através do Tião Bocalom, isso nos dá uma maior tranquilidade. Nós entendemos que nessa conversa existe muito conteúdo programático e é isto que estamos defendendo”, disse Shirley.

O pré-candidato democrata, Tião Bocalom, declarou estar muito feliz pelo fato de ter sido procurado pelo deputado Henrique Afonso para ter essa conversa e também pelo carinho que recebeu dos militantes do PV. “Fiquei muito feliz por ter sido convidado para  a conversa com o PV. Pude ouvir de dirigentes que já em 2010 muitos militantes do PV acreditaram no projeto que defendemos. Isto mostra que estamos no caminho certo para governar o Acre, com muita transparência, acreditando no potencial econômico e no seu povo. Eu sempre disse que a sustentabilidade está baseada no tripé: econômico, social e ambiental e que neste conjunto o ser humano precisa ser olhado como o centro e não como o periférico. Fiquei contente quando o deputado Henrique Afonso também defendeu a mesma coisa. Para mim o ser humano tem que viver e não apenas sobreviver. Viver é realizar sonhos, e não se realiza sonhos sem o dinheiro; dinheiro não cai do céu; dinheiro só vem com muito trabalho”.

O secretário geral do DEMOCRATAS, ex-deputado Normando Sales, também ficou otimista com a aliança entre os dois partidos. Ele falou da qualidade dos dois pré-candidatos.
“A união de duas lideranças que preservam os valores de família, trará grandes benefícios ao povo acreano. Ninguém no Acre tem dúvida de que o Bocalom é a cara da oposição, ao contrário de algumas lideranças que se dizem de oposição que vivem a elogiar os governos do PT”.

O deputado Henrique Afonso,  na reunião com Tião Bocalom, deixou seus correligionários bem a vontade para manifestarem suas posições frisando a importância de sermos transpa-rente,  ao informar que teria uma reunião com o governador Tião Viana nesta segunda feira, mas na sexta feira, após reunir a diretoria do PV, decidiu cancelar essa reunião que na verdade seria para dar um basta final nas ligações entre seu partido e o PT.

O PV lança a pré-candidatura de Henrique Afonso no próximo dia 22 e programa uma segunda reunião com Bocalom e o senador Sérgio Petecão/PSD. (Ailton Oliveira / Assessoria)