Pular para o conteúdo

TRE/AC registra queda na procura por recadastramento biométrico

recadastramentobaixa 
O Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) registrou nos últimos dias queda no número de atendimento biométrico em Rio Branco em razão da baixa procura dos eleitores pelo serviço. A capacidade de atendimento diário é de mais de 1.500, mas atualmente, menos de 800 pessoas por dia têm procurado o serviço, em média.

 Após sete meses de recadastramento biométrico, pouco mais de 127 mil eleitores procuraram pelo serviço – que é obrigatório para todos os eleitores que votam na capital – o que representa 55% do eleitorado. Para atingir a meta de 100%, o TRE aguarda outros 103 mil eleitores em seus oito pontos de atendimento.

 O Tribunal alerta aos eleitores que o prazo para a conclusão da biometria está próximo, faltam apenas 70 dias úteis. Por isso, a orientação é que os cidadãos que procurem o atendimento o quanto antes. Caso a demanda fique represada para o final, haverá filas e demora no atendimento, uma vez que a capacidade de atendimento diárias é 1.500. Vale lembrar que quem não fizer o recadastramento biométrico terá o título cancelado.

 Entre as conseqüências do não recadastramento está o fato de que o eleitor não poderá votar nas eleições de 2014, não poderá obter a certidão de quitação eleitoral, documento indispensável para tirar passaporte, fazer inscrição em universidades ou tomar posse em cargo público. Além disso, sem o título de eleitor o cidadão terá o CPF cancelado e, em razão disso, os benefícios sociais do Governo Federal como o bolsa família serão suspensos.
 
Pontos de Atendimento – Para fazer o recadastramento biométrico o eleitor deve procurar um dos postos de atendimento do TRE de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h, que são: Prédio do TRE-AC, na Avenida Ceará, 861, próximo ao Terminal Urbano; Fórum Eleitoral de Rio Branco, em frente ao TRE-AC; Escola Juvenal Antunes, no conjunto Waldemar Maciel, Calafate; Escola Sebastião Pedrosa, bairro Comara, próximo à Arena da Floresta; Escola João Mariano, no bairro Taquari, rua Baguari e na Escola João Paulo II, localizado na estrada da Sobral, bairro Sobral. No shopping o atendimento é feito das 10h às 22 horas, de segunda a sábado, e de 12h às 22h aos domingos.
 
Documentos – Para fazer o recadastramento, é necessário que o eleitor leve os seguintes documentos: título de eleitor, identidade, CPF (se houver) e comprovante de endereço. Os homens maiores de 18 anos que forem tirar o título pela primeira vez devem apresentar, também, o certificado de quitação do serviço militar.

Agendamento biométrico – O Tribunal está ainda realizando o recadastramento biométrico aos sábados, de 8h às 12h, por meio de agendamento do atendimento pela internet: www.tre-ac.jus.br/eleitor/agendamento-biometria. Este atendimento é realizado somente no prédio da Avenida Ceará n. 861, no Centro, próximo ao Terminal Urbano.
Sem fila e atendimento rápido a alternativa de atendimento contempla principalmente aqueles eleitores que não dispõem de tempo durante a semana ou que não podem faltar ao trabalho para fazer a revisão. A capacidade de atendimento aos sábados por agendamento é de 384, mas atualmente menos de 200 pessoas têm procurado o serviço.