Pular para o conteúdo

Não há outra saída

Os dados do Programa Internacional de Estudantes (Pisa), divulgados amplamente tanto a nível nacional como por estados só reforçam a constatação e a necessidade de que é preciso investir mais na Educação em disciplinas básicas como a Matemática e outras.

 Como foi demonstrado, houve alguns avanços no Brasil, porém, muito aquém ainda dos índices de outros países. Como também se constatou no caso do Acre que a média de 372 pontos ficou abaixo da média nacional de 402.

Isso só reforça a necessidade de os governos federal, estaduais e municipais continuarem investindo e aprimorando os métodos de educação e ensino que é, em última instância, a melhor saída para a solução dos problemas sociais.

Os chamados países emergentes estão a demonstrar essa assertiva com muita propriedade e o Brasil precisa também tomar esse curso para resolver seus problemas sociais. Não há outra saída.

Com a disponibilidade de recursos mais modernos, como a informatização, as facilidades também aumentaram, embora, jamais se poderá prescindir da formação ética e intelectual tanto dos professores quanto dos alunos.