Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Servidores do Ibama, MMA, SFB e ICMBio no Acre param atividades em protesto a suspensão da progressão funcional

Protestando contra a suspensão da progressão funcional os servidores do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), do Ministério do Meio Ambiente (MMA), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e do Serviço Florestal Brasileiro (SFB) paralisaram as atividades durante toda a manhã de ontem, 10. A  categoria se reuniu na sede do Ibama em Rio Branco.

Segundo os servidores, após conquistarem um importante aumento no número de vagas, perceberam que a progressão funcional tinha sido suspensa.

“Fomos pegos de surpresa! Foi um presente de grego do Governo Federal. Não iremos aceitar. Por isso, vamos pressio-nar o Congresso Nacional para regularizar essa situação”, confirma o presidente dos servidores do Ibama/AC, Tiago Juruá.

No Acre, a suspensão atinge cerca de 100 profissionais. A carreira de especialista em meio ambiente possui 13 diferentes níveis e todos os anos o servidor sobe um nível, avanço que reflete diretamente na remuneração.

Desde setembro, a categoria negocia e articula para solucionar o impasse. Caso nada aconteça até 19 de dezembro, já existe um indicativo de greve por tempo indeterminado no órgão.


Sair da versão mobile